Pela primeira vez, um jovem músico brasiliense é convidado pelos líderes indígenas da etnia pataxó hã hã hãe para tocar para as crianças da tribo. A viagem de Gabriel Piernes, 12 anos, para a aldeia Barra Velha, a 50km de Porto Seguro (BA), está marcada para 9 de abril, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. A intenção é promover o intercâmbio cultural. Ele se apresentará em uma escola e visitará comunidades. Além disso, Gabriel conversará com os estudantes e ouvirá as necessidades locais. Ele gravará as entrevistas e, posteriormente, quer entregá-las à presidente da República, Dilma Rousseff.
O garoto deixará a capital ciente de algumas dificuldades da região, como falta de postos de saúde e atraso no processo de reintegração de posse das terras dos índios (leia Para saber mais). No momento, o desafio do menino e da mãe, a publicitária Pethy Mattos, é levantar dinheiro para as passagens de ambos (veja Ajude).
O superintendente de Assuntos Indígenas de Porto Seguro, Ibui Pataxó, encarregou-se da parte burocrática da viagem. As crianças da tribo preparam ;um dia de índio; para o jovem músico. Além de passear entre as aldeias, ele participará de brincadeiras típicas, como trilhas pela mata e pesca. Ao voltar, participará do Acampamento Terra Livre, uma manifestação com diversos povos indígenas na Esplanada dos Ministérios.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .