Cidades

Taxistas fazem protesto no DF contra aplicativo de transporte de luxo

Uma carreata deve seguir pelo Eixo Monumental, em direção ao estacionamento do Departamento de Estradas e Rodagem (DER)

Jacqueline Saraiva
postado em 08/04/2015 10:29
Imagem do aplicativo
Um grupo de 150 taxistas se reúne, nesta manhã de quarta-feira (8/4), próximo ao Estádio Mané Garrincha, para um protesto nacional contra um aplicativo de celular que oferece transporte em táxis de luxo. O serviço, chamado Uber, é visto pela categoria como clandestino e concorrência desleal.

Segundo o Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), um grupo se reuniu nesta manhã com o secretário de Estado de Mobilidade, Carlos Henrique Tomé. Após conversa, eles entregaram um carta com reivindicações. O grupo saiu em carreata partindo do estádio, pelo Eixo Monumental, em direção ao estacionamento do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Uma faixa do Eixo Monumental ficou fechada, mas o trânsito não precisou ser desviado. A Polícia Militar faz a segurança dos manifestantes, que agora descem para a Esplanada dos Ministérios.
Uma carreata deve seguir pelo Eixo Monumental, em direção ao estacionamento do Departamento de Estradas e Rodagem (DER)

Lançado em 2009, o Uber tem enfrentado a oposição de taxistas e já teve o uso banido em vários países. São carros de luxo, geralmente na cor preta ou prata e com película escura nos vidros, dirigidos por motoristas impecáveis em terno e gravata ou em roupas sociais.



Muitas pessoas que usam o app usa nem imaginam a guerra que se instalou em várias cidades. No Distrito Federal, a prestação desse tipo de serviço de luxo já foi parar na polícia. A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) ainda não chegou a um veredito sobre a polêmica, mas não recomenda o uso.

O serviço é parecido com os aplicativos Easy Taxi e Way Taxi. O cliente chama um motorista e o veículo que está mais próximo se prontifica a atender a corrida. Mas, diferentemente do Easy e do Way, o Uber não tem taxista cadastrado. O app oferece o serviço de motorista particular.
Projeto de Lei

Um projeto em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF) quer disciplinar a atuação das empresas que administram aplicativos que intermedeiam corridas de táxi, como é o caso do Urb.
Pela proposta, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PTN), essas empresas devem cadastrar todos os taxistas do DF, não apenas alguns. Com isso, os permissionários e os respectivos motoristas poderão usufruir dos pedidos de corrida.
A medida beneficia ainda os taxistas que estiverem nos pontos mais próximos do pedido, já que na chamada pelo aplicativo prevê o bloqueio para entrada de outros taxistas num raio de 50 metros.
Com informações de Nathália Cardim

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação