Cidades

Alunos da UnB protestam contra redução de terceirizados no Campus

Com a diminuição da verba repassada para as empresas prestadoras de serviço, a universidade deve ficar sem 10% dos 2 mil trabalhadores de manutenção, limpeza, portaria, recepção e jardinagem

postado em 09/04/2015 06:08

A redução de repasses financeiros do governo federal à Universidade de Brasília (UnB) coloca em risco o emprego de mais de 200 servidores terceirizados da instituição de ensino superior. Profissionais que atuam nas áreas de manutenção, limpeza, portaria, recepção e jardinagem seriam os mais afetados com o corte de R$ 1,5 milhão a menos no orçamento. Os trabalhadores saem hoje, às 11h, em passeata pelo Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. O movimento tem apoio de parte da comunidade estudantil, que teme prejuízo aos serviços prestados.


Cerca de 2 mil terceirizados atuam na UnB. Segundo a categoria, a intenção da universidade é reduzir os postos de trabalho em até 25%. O integrante da Comissão de Trabalhadores Terceirizados Francisco José Targino alerta que os cortes afetariam não somente as famílias como todos os serviços prestados no local. ;Os servidores já estão sobrecarregados. Se reduzir, vai piorar;, afirmou.

A área de copa foi uma das primeiras afetadas. Na semana passada, quase 30 trabalhadores foram dispensados. Os funcionários da portaria e da recepção seriam os próximos. ;Estou com medo de ser mandado embora. Pago aluguel e sustento a família. Está difícil trabalhar assim, com a possibilidade de um dia amanhecer sem emprego;, queixou-se um servidor que trabalha há cinco anos na UnB. ;É uma crueldade demitir tanta gente. Estão mandando embora até aqueles que estão a ponto de se aposentar;, denunciou um terceirizado da jardinagem.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação