Cidades

Caesb lança edital para captação de água no Lago Paranoá

O sistema abastecerá, segundo a estatal, cerca de 600 mil pessoas, nas regiões de Sobradinho I e II, Planaltina, Itapoã, São Sebastião, Lago Norte e condomínios da região norte, como o do Grande Colorado

postado em 09/04/2015 20:23
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou edital de chamada de licitação para as obras de implantação do Sistema Produtor de Água Paranoá, nova fonte de captação de água. O sistema abastecerá, segundo a estatal, cerca de 600 mil pessoas, nas regiões de Sobradinho I e II, Planaltina, Itapoã, São Sebastião, Lago Norte e condomínios da região norte, como o do Grande Colorado. O investimento será de aproximadamente R$ 400 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto da Caesb prevê a construção de uma estação de captação às margens do Paranoá, no Parque Ermida Dom Bosco, outra no Parque Bernardo Sayão, atrás da QI 27 do Lago Sul, além de 44,5 km de tubulações para transportar água. Nove reservatórios serão construídos ou ampliados nas cidades de Itapoã, Paranoá, Colorado, Sobradinho, Lago Sul, Jardim Botânico, São Sebastião, Mangueiral e Tororó.

Leia mais notícias em Cidades

A Companhia garante que o projeto não comprometerá o nível do espelho d;água do lago. ;O limite estabelecido para captação foi analisado e aprovado pela ANA e pela Adasa;, explica o assessor especial da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Antonio Luís Harada. Segundo Harada, o prazo estimado de obras é de aproximadamente dois anos. A captação na Ermida Dom Bosco deve começar no início do ano de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação