Jornal Correio Braziliense

Cidades

Obras de ampliação da nova Ponte do Bragueto só devem começar em junho

Previstas para começar no ano passado, as obras na ponte que dá acesso ao Lago Norte ainda aguardam liberação de verba pelo BNDES

Marcado para o ano passado, o início das obras de ampliação da Ponte do Bragueto continua incerto. O governo tem projeto pronto e empresa licitada para executá-lo. Falta, porém, a verba de R$ 86,5 milhões ser liberada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é de que as obras comecem em 45 dias. Essa quantia deve ser liberada com outros R$ 72,5 milhões, para a construção da via expressa Torto-Colorado ; que também já tem planta e executor ;, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).


Enquanto o problema segue sem solução, moradores do Lago Norte, de Sobradinho e de Planaltina que trabalham no Plano Piloto continuarão a enfrentar os engarrafamentos diários nos horários de pico da manhã e da noite na via. De manhã, para quem mora no Lago, por exemplo, o engarrafamento para sair da cidade chega à QI 3 e, à noite, para quem pega o Eixão rumo à Saída Norte, a lentidão chega até a altura da 110/210 Norte. E o trânsito segue intenso para quem vai de carro ou ônibus para outras regiões administrativas. Nesse caso, a construção da via expressa Torto-Colorado também desafogaria parte do trânsito.

O presidente da Associação de Moradores do Lago Norte, Fernando Varanda, se queixa da demora em solucionar o problema. Ele lembra que a pista principal da região administrativa não tem recuo para os ônibus, o que agrava ainda mais a lentidão. Apesar de considerar que a situação exige uma resolução urgente, Varanda demonstra ceticismo ao falar no início das obras. ;A volta para casa, à noite, é sempre o pior horário. É urgente a construção das pontes paralelas ao Bragueto. Essa crise financeira do Governo do Distrito Federal prejudica todas as áreas. Ficamos sem verba, sem decisão, nada anda, nada se faz, e a burocracia é enorme;, lamenta.


Além do tráfego intenso, a Ponte do Bragueto apresenta sinais de deterioração em toda a estrutura, e precisa urgentemente de reforços, segundo Dikran Berberian, professor de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em patologias de edificações. Na opinião dele, embora o GDF enfrente uma crise financeira, a manutenção das pontes deve ser uma prioridade. ;A Ponte do Bragueto já foi reforçada duas vezes e tem todos os sintomas de que precisa de reforma urgente: trincas na laje inferior, ondulação na parte superior; basta olhar o corrimão que se nota. Isso é sinal de que está na hora de fazer um novo reforço;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .