Cidades

Após insulto de gerente homofóbico, dono do bar apoia beijaço na Asa Norte

Em acordo entre o dono do bar e os clientes que se sentiram lesados, o evento vai ocorrer às 20h da próxima sexta-feira, 8/5

postado em 01/05/2015 23:52
Por volta das 20h30 da noite de sexta-feira (1/5), uma confusão entre clientes e gerente parou o bar Birimbau Brasil, que fica na quadra 103 da Asa Norte.

O pedagogo Henrique Miranda, 25 anos, estava em uma mesa com o companheiro, Daniel Guimarães, 39, e algumas amigas, quando se levantou para fumar na calçada do bar. O gerente do local, que também trabalha como garçom, atendia a mesa do grupo e, segundo os clientes, se aproximou de forma agressiva, dizendo que Henrique não poderia fumar ali e ameaçando fechar a conta para que eles fossem embora.

O pedagogo permaneceu onde estava, afirmando que não infringiu a lei. Então, o gerente começou a fotografá-lo à distância. ;Eu não sabia o que ele ia fazer com a minha imagem, então peguei meu celular e resolvi fotografá-lo também. Nessa hora, ele ficou irritado, me mostrou o dedo e me chamou de viadinho filho da p*;, contou Henrique.

As amigas que estavam na mesa, Carolina Martins, 30, e Marina Teixeira, 35, que são casadas, também enfrentaram o gerente, dizendo que homofobia é crime. Ele ameaçou pegar uma faca, mas um colega de trabalho o levou para fora do bar e o homem foi embora.

Após o incidente, o dono do bar, Jomilton Júnior, foi até o local, que também contou com a presença da Polícia Militar, na tentativa de um acordo entre as partes.

Henrique e os amigos concordaram em não entrar com uma ação judicial contra o bar. Em contrapartida, Júnior prometeu a demissão do gerente, além de apoiar um beijaço, ato em que casais homossexuais (ou não) se beijam para protestar contra a homofobia, no estabelecimento.

;O problema foi isolado. O bar não tem qualquer tipo de preconceito e apoia casais do mesmo sexo;, declarou Júnior.

Os clientes, que frequentam o Birimbau Brasil há três anos, se surpreenderam, pois nunca haviam presenciado esse tipo de situação por lá. ;Espero que o ato ajude na conscientização, pois esses casos estão se tornando frequentes em Brasília. E, além disso, não queremos parar de frequentar o bar que gostamos;, disse Henrique.

O beijaço está marcado para o dia 8/5, sexta-feira da semana que vem, às 20h. O dono também disse que o marketing do estabelecimento vai ajudar na divulgação do ato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação