Cidades

Roubos a coletivos e a pedestres crescem no DF; homicídios caem

A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social divulgou, na tarde desta terça-feira (5/5), um balanço comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2014 e o de 2015

Isa Stacciarini
postado em 05/05/2015 17:26

O número de roubos a coletivos no Distrito Federal aumentou 41,2% no mês de abril, se comparado com o mesmo período de 2014, quando 177 veículos sofreram com a ação de assaltantes. Os pedestres também sofrem com a insegurança. Entre janeiro e abril deste ano, a quantidade de roubos teve um acréscimo de 5,2%. Ano passado, 10.595 pedestres foram roubados, este ano, 11.145. A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social divulgou os dados na tarde desta terça-feira (5/5).

Leia mais notícias em Cidades

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Arthur Trindade, os crimes têm impacto direto na sensação de insegurança da população e diminuem a qualidade de vida. "Estamos fazendo ações integradas para reduzir esses crimes. Em relação aos coletivos, a Polícia Militar começou a aumentar o número de abordagens. Existe ainda um planejamento que envolve mudança de itinerários para que os ônibus passem mais próximos a residências", afirmou.

O maior número de roubos e furtos a coletivos ocorreu em Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e na Estrutural. As três cidades são responsáveis por 65% dos crimes. Brasília, Ceilândia e Taguatinga reúnem 50% dos casos contra pedestres.

Crimes graves como homicídio e estupro caíram, se comparados os primeiros quatro meses de 2014 com os deste ano. De janeiro a abril de 2015, os homicídios tiveram queda de 7,8% e os estupros de 24,4%. Os latrocínios (roubo seguido de morte) diminuíram 5%. O balanço comparativo do primeiro quadrimestre mostra ainda ações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Detran, Subsecretaria de Ordem Pública e Social, entre outros.

Durante as 37 ações do Departamento de Trânsito do DF, realizadas em 2015, por exemplo, os agentes autuaram 1.334 motoristas por beber e dirigir. Apreenderam ainda 1.683 veículos e recuperaram sete veículos com restrições de roubo e furto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação