Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mesmo deletado, perfil de racista pode ser rastreado, diz especialista

Polícia consegue encontrar autores de comentários racistas no Facebook contra a jovem Cristiana Damacena, mesmo se o usuário deletar seu perfil da rede



[SAIBAMAIS]Zanatta destacou que o uso da internet merece cuidados e um deles é se atentar para a ;política de uso; disponível nas redes sociais, e bloquear o acesso de desconhecidos ao conteúdo de perfis pessoais. "A prevenção inibe inúmeros crimes, não só o racismo", finalizou. Thiago Pierobom, responsável pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), informou que o caso da jornalista ainda não chegou oficialmente ao MP, mas que a polícia vai encaminhar assim que concluir o inquérito. Segundo Pierobom, os responsáveis podem ser denunciados pelo crime de injúria racial e pegar até três anos de prisão.

Relembre o caso
Cristiane publicou uma foto em 24 de abril e vem recebendo dezenas de comentários preconceituosos desde o dia 29. "Quanto está esta escrava?" e "macaca" são apenas alguns exemplos das duras ofensas. A publicação soma mais de 17 mil curtidas e 12 mil comentários. Diante da agressão gratuita, internautas se solidarizaram com a jornalista e usaram o mesmo espaço, antes tomado por xingamentos, para ressaltar a beleza de Cristiane e prestar apoio.



Colaborou Kelly Almeida.