A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 12 pessoas e apreendeu um adolescente na manhã desta quinta-feira (14/5). Eles faziam parte de grupos criminosos rivais suspeitos de praticarem roubos, traficarem drogas e homicídios. Uma das gangues estava estabelecida no Vale do Amanhecer e outra no Pacheco, um bairro dentro da cidade, na região de Planaltina. A operação contou com 70 agentes.
As investigações começaram em fevereiro e apontaram que os dois grupos já haviam praticado 13 homicídios, nove roubos e sete outros crimes diversos. Eles agiam desde 2012, quando ainda eram adolescentes. O líder do grupo do Pacheco, Rauone, 20 anos, estava preso em Planaltina de Goiás e está foragido. O mandante da gangue do Vale do Amanhecer, Leonardo dos Santos Martins, 22, foi preso.
De acordo com o titular da 16; Delegacia de Polícia (Planaltina), Edson Medina, titular da 16; DP, a ação visa reestabelecer a paz no local. "Embora seja uma competição imaginária por território desses dois grupos, isso causa efeitos colaterais reais na comunidade", afirmou.
A operação contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais da PCDF e da Divisão de Operações Aéreas.