Cidades

Primeira escola de Brasília comemora 55 anos com festa para a comunidade

Todos aproveitam para relembrar casos e mostrar que o comprometimento com a escola é para sempre

Renata Rusky
postado em 17/05/2015 08:00
O Caseb, a primeira escola de Brasília, completou ontem 55 anos. A festa de comemoração durou quase o dia inteiro. Artesãos do grupo Concretamente Brasília expuseram arte, alunos fizeram apresentações de dança, ex-estudantes e professores discursaram e uma grande festa foi realizada. Tocaram no evento a Banda Brapo, o Grupo Mamulengo e houve apresentações de capoeira e jiu-jítsu.

A ex-aluna e professora Cosete Ramos, doutora em educação, conta que fez parte da primeira turma a frequentar a escola. ;Eu estava aqui em 16 de maio de 1960 e assisti à aula inaugural, sentada neste chão;, orgulha-se. Ainda que não esteja no quadro de funcionários, Cosete participa ativamente das atividades da escola até hoje. O discurso que proferiu fez com que os primeiros professores do Caseb, já aposentados, se emocionassem.

Cosete Ramos faz discurso em homenagem ao colégio: emoção dos professores pioneiros

Cosete lembrou de acontecimentos que chegaram a virar manchetes de jornais da época, como o dia em foi decidido que o Caseb seria construído porque o colégio Elefante Branco não ficaria pronto a tempo para a inauguração da cidade. Ou quando houve boatos de que Brasília seria bombardeada pela Aeronáutica e vários operários largaram a obra da escola. Finalmente, quando as aulas começaram: ;Entramos 360 estudantes aqui e tivemos aula no chão porque faltavam carteira. Eram todos muito diferentes, falavam muito diferente um dos outros, cada um de um lugar do país;.

O 16 de maio de 1960 também está na Carteira de Trabalho de Pedro Carlos de Carvalho. Ele foi um dos primeiros funcionários do Caseb. ;Na época, meu cargo tinha um nome bonito: auxiliar de audiovisual. Na prática, todo mundo fazia tudo;, conta. Foi o primeiro emprego de Pedro. Depois, ele trabalhou em outras escolas, mas ele nunca se desligou do Caseb.

Quem passou pelo local naquela época se orgulha demais. Sérgio Cabral, administrador, enumera personalidades que estudaram ali: Nelson Piquet, Galvão Bueno, Lucélia Santos, Paulo Octávio, Luiz Estevão, Renan Calheiros, entre outros. ;Do Caseb, saíram grandes profissionais. Nós estudávamos muito e os professores eram muito preparados e exigentes;, orgulha-se. Ele conta que ainda mantém contato com pelo menos 20 colegas. Faz questão de estar em cada festa do Caseb. Lembra com carinho, por exemplo, da grande festa de 50 anos, no Iate Clube de Brasília.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação