Brasilienses que procuram o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) da Rodoviária do Plano Piloto estão frustrados com a falta de atendimento no local. Segundo leitores do Correio, a fila é grande e existe apenas um funcionário para receber as reclamações. Por isso, nem todo mundo que pega a senha consegue ser atendido até o fim do expediente, que termina às 19h.
Por ser a mais central, a unidade da Rodoviária recebe reclamações de todas as regiões do DF. No entanto, o fluxo de pessoas insatisfeitas aumentou desde a diminuição do número de funcionários. ;Se o Procon serve para reclamarmos os nossos direitos de cidadão, para quem podemos reclamar do órgão?;, questionou uma mulher que não quis se identificar.
Localizado no subsolo da Plataforma D, anexo ao Na Hora, o balcão do Procon estaria vazio porque, segundo o órgão, os aprovados no último concurso não foram chamados. ;O Instituto vem lutando para aumentar o quadro funcional, principalmente pela contratação dos aprovados no concurso de 2011, mas, devido à crise no governo, estamos impossibilitados;.
Existem nove unidades do Procon no Distrito Federal. Abaixo, você confere a lista:
Procon Central - Ed. Venâncio 2000 S/N Bloco B60, Sala 24, Asa Sul. Tel: 2104-4360
Procon Rodoviária - Subsolo da Estação Rodoviária de Brasília, Plataforma D. Tel: 2104-1520
Procon Brazlândia - Quadra 19, Lote 19, Setor Tradicional. Tel: 3901-7094
Procon Ceilândia - QNM 11 A/E, Lote 3, Shopping Popular. Tel: 2104-1470
Procon Gama - Área Especial 1, E/Q 55 e 56, Central Shopping. Tel: 2104-1580
Procon Planaltina - Via WL 2, Administração Regional de Planaltina. Tel: 3488-9263
Procon Guará - A. E. Cave. Administração Regional do Guará. Tel: 3383-7288
Procon Sobradinho - Quadra Central, Bloco 11, Lote 7, Serra Shopping. Tel: 2104-1409
Procon Taguatinga - QS 3 Lote 11 Lojas 5 a 9, Pistão Sul. Tel: 151