O antropólogo George Zarur lança nesta quinta-feira (21/5) um livro sobre a formação da identidade latino-americana e a influência da história nesse processo. Em A Guerra de Identidade ; ensaios latino-americanos, o autor explora a relação entre fatores internos, externos e religiosos na construção social dos países da América Latina.
Para Zarur, a importação do pensamento norte-americano sobre raça para o Brasil tem mudado como a população daqui se identifica ; antes, o país se orgulhava de ser majoritariamente mestiço. Para ele, essa mudança aumenta o risco de segregação entre brancos e negros.
Leia mais notícias em Cidades
A figura da Nossa Senhora é abordada no livro como fator de influência na construção da identidade latino-americana. Usada como forma de controle e estratégia de colonização pelas nações europeias, Nossa Senhora se tornou símbolo libertário e foi representada como negra, índia e mestiça, de acordo com a região.
George Zarur tem outros nove livros publicados. Doutor em antropologia pela Universidade da Florida e professor-visitante em Harvard, ele atualmente pesquisa identidade e etnicidade em Cuba.
Data: 21/5/2015
Horário: 19h
Endereço: Restaurante Carpe Diem - SQS 104, Asa Sul