Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jovens montam tradicional tapete com desenhos religiosos na Esplanada

Ao todo, são 110 metros de tapete ao longo do canteiro central em frente à Catedral. O espaço é dividido em 22 quadros e cada grupo paroquial fica responsável por um desenho

A celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios começou logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4/6). O público jovem chegou cedo para a montagem dos tradicionais tapetes com o tema da eucarística. Desde as 6h já havia movimentação de pessoas que chegavam para a confecção das artes. Ao todo, são 110 metros de desenhos religiosos ao longo do canteiro central em frente à Catedral Metropolitana de Brasilia. O espaço é dividido em 22 quadros e cada grupo paroquial fica responsável por um desenho. Ao todo, são 19 equipes jovens que se envolvem no evento.

A preparação dos tapetes é feita para a passagem do corpo de Cristo. Às 17h, o Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, preside a celebração. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem da missa.

Leia mais notícias em Cidades

Durante a manhã, no entanto, a estimativa é de que 600 jovens tenham participado da confecção dos tapetes. Os desenhos são feitos com palhas de arroz, sal, areia, serragem e pó de café.

O engenheiro Gabriel Alonso, 23 anos, participou pela primeira vez ajudando no desenho do tapete. Ele faz parte da Equipe Jovem de Nossa Senhora, ligado à Arquidiocese de Brasília. "Sempre quis estar aqui. Esse momento representa a realização de um desejo. Trabalhar para Cristo é a melhor coisa que tem. É muito gratificante. Sentimos a presença Dele no meio de nós", ressaltou.

A concentração dos fiéis para a missa começa as 15h com animação da banda religiosa Maranatha. Também está sendo oferecida oportunidade de confissão para aquelas que desejarem. Aproximadamente 60 sacerdotes atendem aos cristãos.