Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vestibulandos da UnB já têm menos 1.222 pessoas na concorrência

Exame teve baixa de 6,5% dos concorrentes que depararam com arte e ciência

O primeiro dia de provas do vestibular 2015 da Universidade de Brasília (UnB) registrou 6,5% de abstenção. Com isso, o número total de inscritos, originalmente 18.804, teve queda de 1.222 concorrentes (quantidade de pessoas que deixaram de fazer o exame). A disputa pelas vagas na UnB segue amanhã, com testes de conhecimentos em áreas como biologia, física, química e matemática.

[SAIBAMAIS]Logo no início da manhã deste sábado (6/6), a Justiça Federal garantiu a participação de todos os candidatos que solicitaram inscrição no vestibular da Universidade de Brasília 2015. O juiz João Carlos Mayer Soares postergou, por meio de decisão liminar, a análise do requisito de escolaridade para depois do exame. O pedido foi ajuizado pelo defensor público federal Eduardo Nunes de Queiroz e a resposta saiu na noite desta sexta-feira. A intimação de notificação oficial foi entregue ao oficial de Justiça plantonista às 22h04 de ontem.

Esta foi a primeira vez que a UnB exigiu, no ato de inscrição, a apresentação do diploma de conclusão do ensino médio. O prazo para a entrega do documento chegou a ser prorrogado, mas alguns tiveram problemas com a inscrição. Ontem, a reportagem do Correio conversou com 15 pessoas que foram até a Central de Atendimento do Cespe. As situações encontradas foram as mais diversas: alguns estudantes alegam ter anexado o diploma ao cadastro, mas o sistema não reconheceu o upload. Outros, tiveram o diploma considerado inválido.

A Universidade de Brasília decidiu exigir o diploma na inscrição para evitar a judicialização da entrada na UnB. Em 2014, 500 estudantes que não haviam concluído o ensino médio no meio do ano, conseguiram liminar para cursar um supletivo e obter o diploma, exigido no ato de matrícula. Por serem aprovados no certame, os candidatos deixavam de concluir a última etapa da educação básica de forma regular.