Cidades

Vestibulandos da UnB já têm menos 1.222 pessoas na concorrência

Exame teve baixa de 6,5% dos concorrentes que depararam com arte e ciência

Isa Stacciarini
postado em 06/06/2015 13:05

O primeiro dia de provas do vestibular 2015 da Universidade de Brasília (UnB) registrou 6,5% de abstenção. Com isso, o número total de inscritos, originalmente 18.804, teve queda de 1.222 concorrentes (quantidade de pessoas que deixaram de fazer o exame). A disputa pelas vagas na UnB segue amanhã, com testes de conhecimentos em áreas como biologia, física, química e matemática.

Exame teve baixa de 6,5% dos concorrentes que depararam com arte e ciência


Nas portas dos 22 locais de provas para o vestibular da UnB, os inscritos relataram que a maior preocupação para o teste deste ano é o tema da redação. Em 2014, os concorrentes escreveram uma dissertação com o tema "Viagem a Marte sem volta". Candidatos concorrem a uma das 4.212 vagas ofertadas pela instituição de ensino superior.


Entre os descontentes com o próprio rendimento estava o estudante Taynã Pereira, 18 anos. Ele saiu antes da conclusão da prova de hoje e evitou trazer consigo as respostas dadas, para não se frustrar, no comparativo com gabaritos. ;Não esperava o tema da redação ; que relacionou ciência, tecnologia e arte --, mas gostei. Como sou melhor em gramática, tive certa dificuldade em português, já que cobraram bastante literatura;. Bastante sintética foi a observação da vestibulanda Viviane Batista Santos que, aos 18 anos, cravou: ;Achei muito difícil, mas é bem esperado, para uma prova do Cespe;.

De olho, desde já, no futuro vestibular a ser prestado na Paraíba, a concorrente à vaga de medicina Juliana Oliveira, 21 anos, disse participar de muitos exames, um dos mais recentes, feito em Goiânia. Concorrente em instituições públicas e particulares, Juliana conta que não se surpreendeu com as questões ligadas à história e geografia, ;bem tradicionais;. Noutra análise, fez menção à prova de português: ;Caiu muita arte, na redação. Além disso, o mesmo tema esteve espalhado por vários dos itens;.


Exame teve baixa de 6,5% dos concorrentes que depararam com arte e ciência

Também na disputa por uma vaga de medicina, a estudante Gabriela Ester Rosa tentava, pela terceira vez, entrar na UnB. ;Estou esperançosa, mas não gosto de criar expectativas;, comentou. Apesar de ter precisado até ;do último minutinho; para a elaboração da redação, Gabriela não se espantou com o tema. ;Eles abordaram o conceito de arte e a modernização dela, dados avanços teconológicos;, explicou.

Prova de fogo para alguns, entretenimento para outros. Na saída dos corredores de provas, curiosamente, é possível esbarrar com estudiosos como Túlio da Costa, 19 anos, que, já matriculado em engenharia aeroespacial (campus do Gama), faz vestibular ;por hobby;. Desde a metade do 3; ano do ensino médio, Túlio conta com sistemática aprovação, em todas as tentativas de vestibular. ;Testo sempre meu aprendizado do ensino médio. Desta vez, achei que a prova de gramática estava num nível similar ao do exame do Ita (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Uma das grandes preocupações dos estudantes ; a liberação dos gabaritos ; tem datas confirmadas: itens objetivos tem gabarito confirmado para a terça-feira, enquanto, no dia 25 de junho, sairão as demais questões, do tipo D. Cerca de 2,9 mil candidatos, nesta edição do vestibular, ocupam posto de treineiro, com objetivo de testar futuros limites e de experimentar os nervos, numa primeira investida na seleção.

[SAIBAMAIS]Logo no início da manhã deste sábado (6/6), a Justiça Federal garantiu a participação de todos os candidatos que solicitaram inscrição no vestibular da Universidade de Brasília 2015. O juiz João Carlos Mayer Soares postergou, por meio de decisão liminar, a análise do requisito de escolaridade para depois do exame. O pedido foi ajuizado pelo defensor público federal Eduardo Nunes de Queiroz e a resposta saiu na noite desta sexta-feira. A intimação de notificação oficial foi entregue ao oficial de Justiça plantonista às 22h04 de ontem.

Esta foi a primeira vez que a UnB exigiu, no ato de inscrição, a apresentação do diploma de conclusão do ensino médio. O prazo para a entrega do documento chegou a ser prorrogado, mas alguns tiveram problemas com a inscrição. Ontem, a reportagem do Correio conversou com 15 pessoas que foram até a Central de Atendimento do Cespe. As situações encontradas foram as mais diversas: alguns estudantes alegam ter anexado o diploma ao cadastro, mas o sistema não reconheceu o upload. Outros, tiveram o diploma considerado inválido.

A Universidade de Brasília decidiu exigir o diploma na inscrição para evitar a judicialização da entrada na UnB. Em 2014, 500 estudantes que não haviam concluído o ensino médio no meio do ano, conseguiram liminar para cursar um supletivo e obter o diploma, exigido no ato de matrícula. Por serem aprovados no certame, os candidatos deixavam de concluir a última etapa da educação básica de forma regular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação