No último dia de provas para a seleção do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), neste domingo (7/6), os olhos dos candidatos se fixam na concorrência. A abstenção divulgada hoje -- quando mais 1.444 candidatos deixaram de comparecer aos exames -- superou a baixa de ontem, que teve 1.222 candidatos a menos do que o esperado. Com os 2.666 faltosos, nos dois dias, computadas as abstenções, 16.084 vestibulandos seguem disputando as vagas da UnB. Na reta final, o exame esteve ligado ao ramo das exatas, com provas de matemática, biologia, física e química.
"Hoje foi muito mais tranquilo e menos cansativo do que ontem. A prova de ontem teve textos enormes para serem lidos, mesmo com poucas questões", analisou a candidata Amanada Cabral, 18 anos. Tendo encerrado o ensino médio em 2013, Amanda luta por
uma vaga para o curso de nutrição, e deu veredito sobre o "tema criativo", da prova de redação, feita ontem: "Normalmente, são temas mais chatos." A estudante se mostrou confiante para o resultado.
Estudante de Física da UnB e amigo de Amanda, Lucas Rodrigues, 18 anos, aproveitou a conversa para comparar o amplo espectro temático da redação, com casos pelos quais passou, em anos anteriores, que versaram sobre Colonização em Marte e Jovem na balada. "Foi melhor, mais amplo. Teve muitos exemplos para ajudar", comentou o jovem que também pôs a teste os conhecimentos, no vestibular.
Leia mais notícias em Cidades
Numa condição bem menos definitiva, a treineira Victória Jannuzzi, que cursa o 3; ano do ensino médio, aos 17 anos, achou a prova bem mais tranquila do que a de ontem. "Comparando com meu rendimento nos estudos, só me perdi nas questões relacionadas a temas que ainda verei no próximo semestre, mas acho que passo", comentou.
A próxima etapa para os estudantes será a confirmação do gabarito. Na terça-feira (9/6), deve ser divulgado, às 19h, o gabarito preliminar (no site do Cespe) e dia 26, no mesmo horário, gabarito dos itens tipo D. Ontem, a temida redação apresentou um tema amplo: A relação entre a ciência e a arte.