Cidades

Alunos da UnB constroem postes de energia sustentável em comunidades do RJ

Econômico, esse é o primeiro equipamento de iluminação pública a ser desenvolvido com essa tecnologia no Brasil

postado em 11/06/2015 06:05

Pedro Gonzalez (E), Arthur Carvalho e Isabel Araújo foram os estudantes do curso de engenharia elétrica escolhidos para tocar o projeto e montar os equipamentos de iluminação pública

Graças ao trabalho conjunto entre alunos da Universidade de Brasília (UnB) e uma organização não governamental, a comunidade da Vila Beira-Mar, no Rio de Janeiro, vai ganhar 40 postes de energia no fim deste mês. O grupo desenvolveu um protótipo de poste de luz fotovoltaico, ou seja, capaz de produzir energia elétrica por meio da luz do Sol. Sustentável e econômico, esse é o primeiro equipamento de iluminação pública a ser desenvolvido com essa tecnologia no Brasil. A população beneficiada também será capacitada para fazer a manutenção dos objetos.

A parceria que tornou possível a iniciativa é entre o Projeto Um Litro de Luz e a Enetec, empresa júnior de engenharia elétrica da UnB. ;Nosso sonho é que todas as pessoas tenham acesso à luz;, afirma Vitor Belota, presidente do Um Litro de Luz Brasil. ;Nosso objetivo é mostrar a importância da luz em uma comunidade. O simples fato de haver energia elétrica em um local pode reduzir bastante os números de violência, especialmente contra a mulher. A luz devolve às pessoas a possibilidade de conversar em uma praça, sem medo de estar ali quando o Sol se põe;, completa Vitor.

Parceria

O projeto procurou a Enetec com o objetivo de encontrar conhecimento técnico para desenvolver a tecnologia dos postes de luz idealizada pelo brasileiro Alfredo Moser (leia Para saber mais). Pedro Gonzalez, 19 anos, Isabel Araújo, 22, e Arthur Carvalho, 20, foram os estudantes do curso de engenharia elétrica selecionados para atuar diretamente na empreitada. Pedro é o líder do grupo e relata que o desenvolvimento do poste sustentável superou as expectativas de toda a equipe. ;É empolgante poder ajudar outras pessoas. Por meio dessa parceria, conseguimos ver o resultado da nossa engenharia aplicada em prol daqueles que ainda utilizam as velas como única fonte de luz;, pontua.

No dia da instalação dos postes, também estarão no local 25 voluntários de todo o Brasil para auxiliar a equipe. ;Vamos levar grande parte das coisas prontas para adiantar o trabalho, mas algumas lâmpadas serão montadas lá mesmo;, detalha Pedro. O grupo planeja, no futuro, instalar os postes também na UnB.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação