Jornal Correio Braziliense

Cidades

Oferta de produtos de luxo invade regiões administrativas do DF

Lojas de noivas, salões de beleza e restaurantes estão entre as apostas de empresários que investem no atendimento diferenciado

Surgidas no rastro da construção de Brasília, as regiões administrativas têm passado por constantes transformações. Na última década, uma delas chama atenção: a oferta de produtos e serviços de alto padrão. O luxo que aparece nas ;satélites;, como são chamadas, se difere daquele disponível em estabelecimentos do Plano Piloto e do Lago Sul no preço. Mas, comparado ao comércio tradicional, os estabelecimentos se destacam pela aparência e pela qualidade da mão de obra. A ponto de clientes de áreas nobres de Brasília e até de cidades goianas e mineiras percorreram longas distâncias a fim de adquirir um produto ou serviço.



A aposta dos empresários em itens de alto padrão e mão de obra mais qualificada fica evidente em lojas de noivas, salões de beleza e marcas de grife que se instalam em shoppings. O fenômeno é relativamente novo e, por isso, nem a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) nem o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista/DF) têm estudo sobre o tema. ;Nas satélites existem pessoas com alto poder aquisitivo e os empresários perceberam isso. Eles não fazem investimentos de forma aleatória. Nesses shoppings, como os de Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, instalam-se lojas de marca e artigos de luxo porque existe demanda para isso;, reconhece Adelmir Santana, presidente da Fecomércio.

Em uma das principais avenidas de Taguatinga, a concentração de lojas de aluguel e venda de vestidos de noiva chama a atenção. Em geral, os estabelecimentos são modestos. Entre eles, a Diana Moura se destaca. A fachada de dois andares de vidro exibe diferentes estilos de noivas. A loja, na QNA 1, está entre as mais refinadas da cidade e promete ;o sonho do vestido perfeito; por valores que variam de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil. A loja é clara e bastante ampla. No térreo, o atendimento é especializado em manequins plus size, que vão do 44 ao 60. No primeiro andar, numerações menores.

[FOTO468148]

Moradora de Planaltina, Shirlei Soares da Silva, 24 anos, chegou com a mãe à loja e ficou um pouco intimidada. ;Achei que não poderia pagar por um vestido nesse lugar. As vendedoras receberam a gente na porta, perguntaram sobre como eu gostaria que fosse o vestido e gostei muito. Mas pensava: vou experimentar porque já estou aqui. Mas não vou ter dinheiro para alugar um vestido nesse lugar. E, no fim das contas, encontrei um modelo pelo qual pude pagar;, comemora.

Empréstimos
A proprietária, Diana Moura, começou como manicure de noivas em Ceilândia Norte. Em julho de 2009, arriscou tudo no próprio negócio. Pegou um empréstimo de R$ 60 mil e investiu em um salão especializado em proporcionar o dia da noiva, no Setor P Norte. ;Com o tempo, vi que estava perdendo todo o meu trabalho porque a noiva passava o dia relaxando e, quando vestia o vestido, chorava porque o traje estava sujo ou rasgado. Pensei: vou montar uma casa de noivas. E vai ser a melhor da cidade. Em 2013, peguei R$ 200 mil de empréstimo e assim fiz;, conta.

Este ano, mesmo contra todas as projeções ruins da economia, a empresária deu um novo passo: investiu R$ 500 mil no atual endereço. E, para quem fala em crise, ela rebate com jogo de cintura. ;Eu faço promoções, ajusto o preço e atendo minhas clientes;, diz. Perguntada sobre como percebeu a oportunidade de investir numa loja de luxo em uma região administrativa, e não na área central de Brasília, ela diz que apenas observou o desejo das noivas enquanto era manicure. ;São clientes especiais, que precisam ser tratadas com profissionalismo e produtos de qualidade;, resume.

Um corte de cabelo no Plano Piloto e no Lago Sul, por exemplo, varia entre R$ 100 e R$ 400. Nos melhores estabelecimentos do mesmo ramo nas satélites, a cliente sai de madeixas renovadas por R$ 35 a R$ 100. Para a sindicalista e empresária, o espaço para esses profissionais tem crescido na mesma proporção em que os moradores ascendem socialmente. ;As pessoas nasceram, cresceram e prosperam nessas cidades. É o dono do mercadinho que virou um mercadão, a dona da lojinha de festa que cresceu. Eles continuam vivendo lá, têm um poder aquisitivo alto e querem consumir bens e produtos de qualidade na cidade onde vivem;, explica.

R$ 1 milhão
Quando o assunto é beleza, Tânia Gomes Dias, 49 anos, não economiza. A empresária é dona do Templo da Beleza, um salão de luxo localizado em Samambaia. Com três andares e decoração exuberante, o salão costuma atender clientes de todo o DF. ;Tudo começou quando fui cortar o cabelo e o cabeleireiro errou o corte. Decidi que ia investir pesado em algo diferente, que realmente funcionasse. Queria abrir um salão que só quem é rico tem;, conta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.