Cidades

Economia do Distrito Federal recua 1,7% no primeiro trimestre de 2015

Dados do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon), divulgados nesta segunda-feira (15/6) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), são fruto de comparação com o mesmo período no ano passado

postado em 15/06/2015 17:54
A atividade econômica no Distrito Federal teve queda de 1,7% entre janeiro e março de 2015, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados são do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon), divulgado nesta segunda-feira (15/6) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Em 2014, o DF havia crescido 3,2% em relação a 2013.

A pesquisa leva em conta o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a riqueza produzida. Em um momento de crise na economia brasileira, a produção do Brasil caiu de forma semelhante à do DF: 1,6%. Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno de Oliveira, uma combinação de fatores freou o Distrito Federal. "Aqui no DF, o índice foi influenciado principalmente por uma baixa na administração pública, no comércio e na construção civil", disse.

Leia mais notícias em Cidades

No DF, três setores apresentaram desempenhos negativos. A área de serviços, correspondente a nada menos do que 94% da economia, caiu 1,6%. A indústria, responsável por 5,7%, recuou 2,6%. A agropecuária, que representa 0,3%, teve queda de 13,5%. "Os governos local e nacional têm tomado medidas para conter gastos. Isso impacta a redução do índice para a administração pública. Já começamos a observar alguma queda no rendimento do trabalhador assalariado, o que também impacta o comércio", explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação