postado em 17/06/2015 19:48
Um paciente de origem espanhola deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho, nesta quarta-feira (17), apresentando alguns sintomas característicos da doença ebola. O paciente está isolado e ficará assim até que saia o exame de sorologia, que confirmará se infecção é mesmo por ebola. Este exame poderá demorar, no mínimo, 24 horas. A equipe de vigilância epidemiológica foi notificada e acompanha o caso. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que tratam do paciente estão devidamente equipados com os itens de segurança, tais como luva, máscara, capote e gorro, por precaução.
O ebola é um vírus altamente infeccioso que pode atingir uma taxa de mortalidade de até 90%. O mais letal deles, chamado Zaire, é predominante na epidemia, que atingiu a África Ocidental em 2014. A primeira vez que o vírus ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença.
No início, os sintomas são febre repentina, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. No entanto, não são específicos, o que dificulta o diagnóstico. Depois disso, o paciente apresenta um quadro com vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo. O tratamento padrão para a doença limita-se à terapia de apoio, que consiste em hidratar o paciente, manter seus níveis de oxigênio e pressão sanguínea e tratar infecções que possam aparecer.