Com informações de Diego Ponce de Leon
A Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) prendeu neste sábado (20/6) um homem e uma mulher acusados de participar de três ataques a caixas eletrônicos nos últimos dias. O homem foi preso no Recanto das Emas e a mulher, em Ilhéus (BA). As investigações para chegar a outros integrantes do grupo continuam.
[SAIBAMAIS]O delegado da DER, Fernando César, disse que o grupo do qual a dupla faz parte é o único que conseguiu roubar dinheiro dos caixas. E que foi o responsáveis pelas explosões e incidentes no posto Ipiranga em Taguatinga, na UnB e na 115 Sul.
Alguns casos relatados em 2015
1o de junho
Três suspeitos quebraram uma das portas de vidro da agência bancária, na Quadra 201 Norte. Eles colocaram explosivos em um dos caixas eletrônicos, que foi detonado. O esquadrão antibombas da Polícia Militar foi acionado. Os bandidos não conseguiram levar o dinheiro.
5 de junho
Pelo menos quatro homens tentaram roubar uma agência bancária, na 910 Sul, na madrugada de sexta-feira. Eles chegaram ao edifício Via Brasil por volta das 5h, renderam dois vigilantes e usaram explosivos para tentar danificar os caixas. A ação durou cerca de cinco minutos e foi filmada pelas câmeras do prédio. O gesso do teto da agência ficou danificado, mas, de acordo com os peritos na área, ainda não foi possível identificar se eles levaram dinheiro.
29 de maio
Ladrões explodiram um caixa eletrônico na QR 5 da Candangolândia. Um vigilante que trabalha próximo ao terminal percebeu a movimentação (um carro se aproximando) às 3h da manhã. Pelo menos um deles permaneceu no veículo, enquanto outros dois entraram no quiosque. Eles usavam toucas pretas na cabeça, seguravam barras de ferro, tipo alavanca, e mochilas. Os envolvidos fugiram.
28 de maio
Na madrugada, ao menos duas pessoas explodiram um caixa eletrônico de uma agência localizada no Edifício Concei, na EQ 31/33 do Guará 2. Eles fugiram após a explosão, mas não conseguiram levar o dinheiro.
19 de maio
Atmados, encapuzados explodiram um caixa eletrônico localizado no Edifício Casablanca, na 114/115 Sul. Segundo informações de funcionários, os bandidos chegaram ao local por volta da 1h30, ameaçaram o segurança de plantão que estava na parte interna do prédio comercial e usaram os artefatos. A explosão foi tão forte que a porta do cofre voou até uma clínica odontológica a cerca de 3m do caixa.
14 de abril
Três homens encapuzados explodiram um caixa eletrônico no prédio da reitoria da UnB por volta das 3h15. Quando perceberam a ação dos bandidos, depois da detonação, os vigilantes tentaram abordar os criminosos e ligaram a sirene de um carro da vigilância. Os seguranças perseguiram o trio, mas pararam quando os assaltantes começaram a atirar. Os criminosos deixaram um pé de cabra no local do crime e várias notas ficaram espalhadas pelo chão.
11 de março
Criminosos explodiram dois caixas eletrônicos de uma agência do BRB, no SIA, na madrugada. O crime ocorreu por volta das 2h20, na unidade da Caesb. Os suspeitos, porém, não conseguiram acessar os cofres. Segundo a polícia, os assaltantes chegaram ao local em uma caminhonete. A ação durou menos de 10 minutos.