Cidades

Casamento homossexual coletivo abrirá parada gay no próximo domingo

Dez casais trocarão alianças em frente ao Congresso Nacional. É o primeiro casamento coletivo entre pessoas do mesmo sexo realizado no DF

postado em 22/06/2015 18:25
No Dia Mundial do Orgulho Gay, 10 casais dirão sim ao juiz de paz, em frente ao Congresso Nacional. A cerimônia abrirá a 18; Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, às 14h, do próximo domingo. Depois de trocar as alianças, os recém-casados subirão no trio elétrico para participar do evento que deve reunir cerca de 60 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. A parada deste ano tem como tema ;À igualdade digo sim;. Os casamentos serão realizados pela Toujours, empresa que organiza cerimônias para casais de mesmo sexo.

Leia mais notícias em Cidades

Cada casal poderá levar quatro padrinhos. A empresa conseguiu para as 18 noivas os vestidos da cerimônia. Para os dois noivos, serão emprestados os ternos da celebração. A cerimônia será decorada por uma empresa conhecida no ramo em Brasília. Além disso, todos farão a produção, cabelo e maquiagem, em salões de beleza parceiros do evento. ;Também conseguimos as alianças e o espumante para o brinde. Todos já entraram com a papelada em cartório e assinarão os documentos no domingo;, afirma a sócia-diretora da Tojours, Gabrielle Bennet.

O estudante Raphael Kelven Dias Gadioli, 23 anos, está ansioso para a cerimônia. O namorado, Wesley Pereira de Souza, também de 23, o pediu em casamento há um mês. ;Não tenho palavras para descrever o nervosismo. Já roí todas as unhas;, afirma. Segundo ele, o momento é esperado desde quando tinha 15 anos. ;Sempre quis casar, é a realização de um sonho;, completa o estudante. Raphael acredita que o casamento coletivo será um marco para a sociedade. ;É para mostrar que o preconceito não tem vez. A gente tem o direito de ser feliz;.

Este será o primeiro casamento coletivo de parceiros homossexuais do DF. A marcha, logo após a cerimônia, subirá o Eixo Monumental Sul, inclui a S1, o Palácio do Buriti, a Câmara Legislativa e termina na Torre de TV. A intenção da Associação da Parada do Orgulho LGBTS em fazer o novo trajeto é reforçar o tom de cobrança política nacional e local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação