Luiz Calcagno
postado em 22/06/2015 18:50
Autoridades das embaixadas da Palestina e de Israel se reunirão, nesta terça-feira (22/6), com a prima do brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, 30 anos, preso há dois anos em Nablus, na Cisjordânia. Com apoio do Coletivo Frente de Solidariedade à Palestina do Distrito Federal, a prima de Islam Hasan, Aline Baker, quer sensibilizar o Itamaraty e os respectivos países para conseguir a liberdade do brasileiro. A família alega que a prisão dele é ilegal.Ele está preso na Palestina desde 2010, por integrar o Hamas e por ter atirado uma pedra em tanque israelense. Ele conseguiu um alvará de soltura em 2013, mas permanece preso. Segundo autoridades palestinas, retendo Hasam, eles garantem a integridade física do prisioneiro. Ele está em greve de fome desde 9 de maio.
Leia mais notícias em Cidades
Não é a primeira vez que Aline Baker vem à Brasília para tentar mobilizar o Governo Federal. Na última sexta-feira, ela se reuniu com o deputado Paulo Pimenta (PT), também para tratar do assunto. O governo da Palestina disse que libertaria Hasam se o governo brasileiro se responsabilizasse pela vida do homem.
Hasan é filho de mãe brasileira e pai palestino e um dos integrantes do Frente de Solidariedade à Palestina do DF, Fernando Yang, acredita que ele é mantido preso por ser integrante da organização político-militar Hamas, enquanto o governo palestino é ocupado pela oposição também político-militar, o Fatah.
Em 17 de junho, nota do Ministério das Relações Exteriores disse que "o Governo brasileiro tem redobrado seus esforços junto aos dois Governos (Palestina e Israel) para que Hasam seja solto e repatriado para o Brasil".