Flávia Maia
postado em 23/06/2015 18:14
Na tentativa de trazer uma pauta positiva para a indústria local, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) em parceria com o Sebrae-DF lançou nesta terça-feira (23/6) o selo Indústria Brasília. A ideia é que o consumidor possa identificar, logo na embalagem, que a mercadoria foi produzida no DF e que possa optar pelo produto candango. As entidades ainda não definiram os critérios para obtenção do selo, mas os representantes da Fibra e do Sebrae adiantam que a qualidade e a produção em terreno distrital serão prioridades. Empresas com sede em outros estados, mas com plantas dentro do território do DF também poderão receber a certificação.O lançamento do selo é uma busca das entidades representativas de fortalecer o parque fabril do DF, que vem encolhendo nos últimos anos, tanto em participação no Produto Interno Bruto (PIB) quanto em contratação de mão de obra. Problemas de infraestrutura, como energia elétrica e água, assim como questões burocráticas, como a insegurança jurídica, são os entraves mais comuns para a atividade.
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Por isso, o objetivo do selo é o de sensibilizar o consumidor para a importância de se adquirir produtos locais. ;Com o selo vamos estar falando para o consumidor que aquele produto é de qualidade, feito em Brasília, com mão de obra brasiliense e que vai gerar impostos aqui;, informa Antônio Valdir Oliveira Filho, superintendente do Sebrae no DF. ;Para que a gente possa alavancar esse processo de desenvolvimento, principalmente neste momento de crise, precisamos nos fechar mais. Tem sentido 92% de tudo o que consumimos ser de fora de Brasília?;, complementa.
O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, explica que o selo vai mostrar que o produto foi regulado e que obedece a parâmetros de qualidade. ;Ainda estamos fechando quais serão os critérios até porque não podemos travar o setor;, afirma. Para Bittar, a marca será símbolo de confiança entre o cliente e o fornecedor. No calendário oficial da marca consta que ainda será feita uma pesquisa sobre o perfil da indústria local e em, seguida, um seminário com as principais questões de infraestrutura a serem melhoradas. Está prevista também uma rodada de negócios com as empresas que tiverem o selo.
Para o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve presente no evento com parte de seu secretariado e a primeira-dama, Márcia Rollemberg, a iniciativa visa proteger o produto tipicamente de Brasília. ;Isso é um bairrismo inteligente. Claro que, para isso, a indústria tem que ter o diferencial da qualidade. Tem que ofertar produtos com a mesma qualidade de produtos oferecidos por outros lugares do mundo. Isso permite a expansão da atividade industrial, a geração de empregos e permite também maior arrecadação de impostos;, defende. O governador disse ainda que, no futuro, o próprio governo pode intensificar as compras governamentais de produtos locais para incentivar as fábricas do DF.