Cidades

PM usa gás de pimenta e impede que manifestantes se aproximem do Planalto

Todas as pistas do Eixo Monumental estão bloqueadas

Vera Batista
postado em 24/06/2015 16:03

Servidores do Judiciário e do Ministério Público da União - cerca de 500, segundo organizadores - protestam em frente ao Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (24/6). O ato começou por volta de 15h45. Os manifestantes tentaram entrar no Palácio mas foram impedidos pela tropa de choque da Polícia Militar, que usou spray de pimenta. Há engarrafamento intenso nas seis pistas do Eixo, que foram interditadas pela polícia. Carros tentam desviar desviar pelo retorno do Congresso.

O Tenente Coronel Rosemildo, que coordena a operação, estimou a presença de 400 pessoas. Ele afirma que tentou impedir a aproximação dos manifestantes da grade da Praça dos Três Poderes por causa da suspeita de bomba no local, e não por conta da manifestação.

O objetivo da manifestação, que já vem sendo intensificada desde o início de abril, é para que o Judiciário, o Executivo e o MPU entrem em acordo para que os recursos par aumento da categoria sejam colocados no orçamento da União. Segundo o Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindjus-DF), a categoria está sem aumento real há mais de dez anos. De acordo com o próprio Judiciário e Executivo, se for concedido a reposição inflacionária pedida por servidores, o aumento no orçamento vai de 50 a 78%. O Sindjus-DF afirma que o reajuste é em média de 49%.

Leia mais notícias em Cidades

Desde ontem, vários servidores fizeram vigília e dormiram em tendas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), do outro lado do Eixo Monumental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação