Cidades

Idosa infectada com a superbactéria KPC morre no Hospital de Sobradinho

Ela tomava antibióticos para combater o micro-organismo e, de acordo com o atestado de óbito, morreu de falência múltipla dos órgãos

Ailim Cabral
postado em 26/06/2015 20:34

Uma idosa de 82 anos morreu após ser infectada pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). Ela foi transferida para Hospital Regional de Sobradinho no início de junho após confirmação de estar contaminada com a superbactéria. A mulher procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em maio, com pneumonia, mas acabou se contaminando com o micro-organismo multirresistente.

O diretor do HRS, onde a mulher estava internada, Manoel Luiz Neto, confirmou o óbito, mas ressaltou que ele não ocorreu em decorrência direta da KPC. O atestado de óbito aponta que a idosa teve falência múltipla dos órgãos. A morte foi em decorrência de uma doença pulmonar obstritiva crônica exarcebada por pneumonia, insuficiência renal e um Acidente Vascular Cerebral. "Ela tinha a infecção, estava usando antibiótico para KPC, mas tinha uma série de fatalidades que aumentaram o risco de morte", afirmou.


De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, "enquanto internada, a paciente recebeu todo o tratamento necessário para o quadro clínico apresentado". A pasta ressaltou ainda que o Plano de Enfrentamento da Resistência Bacteriana está sendo implementado em todas as unidades da rede.

Leia mais notícias em Cidades

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação