Cidades

Parada do Orgulho LGBTS atrai ao menos 15 mil pessoas, segundo a PM

Participantes comemoraram a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em aceitar o casamento homoafetivo em todo o país

Isa Stacciarini
postado em 28/06/2015 18:25
Várias bandeiras com as cores do movimento foram erguidas durante a tarde
Ao menos 15 mil pessoas participam da 18; Parada do Orgulho LGBTS neste domingo (28/6), em clima de festa e comemoração, segundo a Polícia Militar, no entanto, a organização do evento afirma que 60 mil pessoas façam parte da festa. O público já teria ultrapassado o da última edição, em 7 de setembro do ano passado - quando atraiu 50 mil pessoas.

Grande parte do público é constituído por pessoas jovens, que também comemoraram a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em aceitar o casamento homoafetivo em todo o país. Dois trios elétricos saíram do Congresso Nacional por volta das 16h30 e seguem pela via N1 no sentido do Memorial JK. A Polícia Militar faz o bloqueio das faixas da via à medida que os trios avançam.


[SAIBAMAIS]No início da tarde, cerca de mil pessoas participaram do casamento coletivo com casais homoafetivos em frente ao Congresso Nacional. A cerimônia teve início às 14h50. O coordenador do evento, Michel Platini, considera a cerimônia coletiva como o principal ponto deste edição do evento. Platini ressalta que os brasileiros são "mais evoluídos do que os Estados Unidos" em relação a oficialização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. "O nosso objetivo é reafirmar que o amor sempre vence. É um pecado político tirar o direito à igualdade, ao amor e à sociedade LGBT. Quem é contra o amor?", questiona. "A homofobia está perdendo nesta luta contra nós", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação