Especial para o Correio
postado em 03/07/2015 08:22
O carro do engenheiro Cristian Oliveira, 39 anos, não tem capacitor de fluxo, mas é capaz de fazer os admiradores viajarem no tempo. Precisamente, ao ano de 1985. O DeLorean DMC-12 é idêntico à máquina eternizada em uma das principais trilogias do cinema: De volta para o futuro, que comemora hoje 30 anos de lançamento do primeiro filme. Cristian é um dos 12 brasileiros donos desse modelo, limitado a pouco mais de 8 mil exemplares em todo o mundo. O único em Brasília e no Centro-Oeste.
Filmada pelo diretor norte-americano Robert Zemeckis, a primeira parte de De volta para o futuro foi lançada nos Estados Unidos em 3 de julho de 1985. No filme, o jovem Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox) se junta ao cientista Emmett Brown (Christopher Lloyd), que transforma um DMC-12 em uma máquina do tempo. Marty viaja até 1955, quando os pais dele se conheceram, mas recorre à ajuda do Brown daquele ano para regressar a 1985.
Cristian ainda brincava com carros de brinquedo quando se encantou pelo DMC-12. ;Na época, o modelo chamou a atenção porque as portas abriam para cima. Isso era novidade. E ficou famoso no mundo por causa da trilogia. Mas nem passava pela minha cabeça ter um desse;, relembra o carioca, que vive em Brasília há uma década.
O sonho de adquirir um automóvel tão icônico nasceu graças a um amigo, que viu o anúncio do carro em um site de comércio eletrônico e o contou sobre a raridade. ;Logo, vi que importação não era um processo complicado;, conta Cristian, também diretor social do Veteran Car Club (VCC) de Brasília, que reúne colecionadores de carros antigos.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.