Cidades

Competição movimenta o DF em busca de novos talentos na natação

A secretária do Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, participou do evento e defendeu a importância de competições como o Fenacop. "É nesse tipo de ambiente que surgem os primeiros frutos, os futuros campeões", destacou a secretária

postado em 04/07/2015 16:34
rimeira etapa do Festival de Natação dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal (Fenacop), realizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do DF, em 4 de julho, no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia
Cerca de 200 atletas de nove unidades esportivas participaram, sábado (4/7), da primeira etapa de 2015 do Festival de Natação dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal (Fenacop). Promovida pela Fundação Assis Chateaubriand e pela Secretaria do Esporte e Lazer do DF, a competição movimentou o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia pela manhã.

Alunos de Brazlândia, Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião competiram em provas nos estilos livre, costas, peito e borboleta, pelas categorias mirim, petiz, infantil, juvenil e júnior.

Os donos da casa garantiram o primeiro lugar na classificação final: foram 9 ouros, 7 pratas e 2 bronzes. Segundo a professora de natação da unidade, Silvânia Itacaramby, o resultado é fruto de muito treino e esforço. ;Os meninos vieram com muita força de vontade, muita garra e estamos muito satisfeitos;, comemorou. As unidades de Riacho Fundo I e Recanto das Emas ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

A atleta Shayenne Gomes, 14 anos, representou a unidade do Parque da Vaquejada, em Ceilândia, e levou a melhor nos 50m livre feminino, categoria infantil. ;Na hora, a gente fica nervosa, mas passa, é só concentrar e nadar. É muito bom subir ao pódio;, comentou.

Segundo Roberta Gay, gerente-geral de Centro Olímpico e Paralímpico pela Fundação Assis Chateaubriand, o objetivo do Fenacop foi proporcionar um momento de competição saudável e de integração. ;Essa é a primeira etapa de cinco que estão previstas este ano. É uma oportunidade de botarem em prática os treinos e buscarem tempos melhores nas provas;, avaliou.

A secretária do Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, participou do evento e defendeu a importância de competições como o Fenacop. ;É nesse tipo de ambiente que surgem os primeiros frutos, os futuros campeões;, destacou a secretária.

À tarde, cerca de 30 jovens nadadores de todo o DF, nascidos entre 1999 e 2006, participaram dos testes do programa Futuro Campeão de natação. Os jovens que forem selecionados receberão treinos específicos de rendimento, auxílio-transporte e lanche, e participarão de competições da modalidade. O objetivo do programa é formar atletas que possam representar o DF em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. Mais informações no site www.facbrasil.org.br.

Confira o quadro de medalhas. O total de pontos foi calculado de acordo com a quantidade de atletas de cada Centro Olímpico e Paralímpico da primeira à oitava colocação.

1) Samambaia: 9 ouros, 7 pratas e 2 bronzes (273 pontos)
2) Riacho Fundo I: 9 ouros, 4 pratas e 6 bronzes (254 pontos)
3) Recanto das Emas: 7 ouros, 1 prata e 5 bronzes (192 pontos)
4) Ceilândia - Setor O: 3 ouros, 6 pratas, 1 bronze (170 pontos)
5) Ceilândia ; Parque da Vaquejada: 4 ouros, 3 pratas e 4 bronzes (153 pontos)
6) São Sebastião: 2 ouros, 2 pratas, 4 bronzes (127 pontos)
7) Brazlândia: 1 ouro, 3 pratas, 5 bronzes (109 pontos)
8) Santa Maria: 5 pratas e 4 bronzes (104 pontos)
9) Estrutural: 4 ouros e 2 pratas (94 pontos)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação