Desde que Geraldo Amâncio, 79 anos, desapareceu, os familiares do idoso amargam uma busca frustrante. Geraldo tem Alzheimer e sumiu sem documento algum, com R$ 50 no bolso, no dia 22 do mês passado. Além de seguir as pistas -- incompletas e, muitas vezes, falsas -- que recebem por telefone, os parentes têm peregrinado por asilos, abrigos e hospitais atrás de Geraldo. O cenário de abandono e total falta de recursos que descobriram os comoveu. Paralelamente às buscas, a família decidiu, então, se organizar para ajudar outros idosos: criaram o Movimento Juntos Por Geraldo, uma campanha em prol de moradores de rua e asilos.
O objetivo é recolher cobertores, casacos, café, material de limpeza, sacos de lixo e vinagre -- sendo este último ítem o mais pedido em asilos e abrigos de idosos, já que a substância é excelente para remover o cheiro de urina de tecidos, como roupas e colchas. Cynara Amâncio de Oliveira, 28 anos, conta que a iniciativa é uma forma de amenizar a dor de idosos abandonados, uma vez que a situação dos asilos e casas de repouso é, em geral, caótica. ;Nos sensibilizamos com o sofrimento dos idosos que não têm família;, reforça a servidora pública e neta de Geraldo.
Por enquanto, nada do Geraldo. ;Quando tem reportagem, chove ligação. A gente roda, roda, mas nada é concreto;, lamenta a neta. ;É difícil as pessoas terem certeza de que é ele mesmo. De repente, ele está diferente. Pode estar mais magro, sujo, com outra roupa.;
Movimento Juntos Por Geraldo
Período de arrecadação: 10 a 20 de julho.
O que doar:
- Cobertores;
- Casacos;
- Vinagre;
- Café;
- Material de limpeza;
- Sacos de lixo;
- Alimentos não perecíveis.
Onde doar:
- Agência Viver Mais Turismo
Planaltina: Quadra 1, Conjunto J, Lote 20 (próximo ao BRB Conveniência);
Sobradinho: Sobradinho Shopping, 2; piso, Quadra 14 AE 3 (ao lado da praça de alimentação).
- Casa do Seu Geraldo
Planaltina: Avenida Salvador Coelho, Quadra 71, casa 3.