Cidades

Mesmo com crise econômica, distritais colocam viagens na conta da Câmara

Parlamentares argumentam que o intercâmbio é necessário para que a cidade consiga sair da situação difícil

postado em 14/07/2015 06:02

Em meio a uma das maiores crises financeiras da história do Distrito Federal, com o Executivo local alegando ausência de recursos até para salários, deputados distritais aproveitam as benesses do Poder Legislativo e o orçamento próprio para rodar o mundo às custas do contribuinte. Daqui a duas semanas, Sandra Faraj, (SD), Rodrigo Delmasso (PTN) e Julio César (PRB) embarcam para uma viagem de sete dias rumo a Estados Unidos e Canadá, com tudo pago, desde passagem até gastos do dia a dia.

A viagem será no início do segundo semestre, quando Julio César, líder do governo na Câmara Legislativa, terá a árdua missão de convencer os colegas sobre a realidade econômica do GDF e a necessidade de aprovar medidas impopulares que visam aumentar a arrecadação do governo. Os três parlamentares partem em 1; de agosto para Seattle, nos EUA, onde ficam quatro dias para participar da Conferência Legislativa Nacional. Dia 5, vão para Vancouver, no Canadá, fazer duas visitas: ao parlamento e ao consulado brasileiro naquele país.

Em maio, Robério Negreiros (PMDB) passou uma semana na Europa. A publicação do Diário da Câmara Legislativa que oficializou o pagamento de passagem e diária ao parlamentar explica o motivo da viagem: ;Visita técnica para conhecimento de tecnologia na área de segurança pública, bem como intercâmbio de experiência na área de desenvolvimento econômico e social;. Ele passou por Sófia, na Bulgária, e por Roma, na Itália.

Negreiros diz ser totalmente favorável a ;viagens institucionais; e defende que economizar em deslocamento nem sempre é o melhor caminho. ;O governo vive uma crise financeira. Mas, se deixar de viajar, como vai fazer, por exemplo, para buscar empréstimos com bancos internacionais?; argumenta. Ele afirma que a visita foi vantajosa para o bem público e conta que conheceu práticas inovadoras. ;Eu viajei como presidente da Comissão de Segurança Pública e, além de ter entregado um relatório das atividades à Câmara, apresentei para integrantes do Executivo as experiências que podem ser implementadas aqui;, diz.

Explicações
Ricardo Vale (PT) foi outro que saiu do Brasil às custas do contribuinte neste ano. O distrital foi a Cuba a convite da embaixada daquele país, que, segundo ele, ;aproveita essas comemorações, como Dia do Trabalhador, para estreitar relações com parlamentares de outros países;. Vale defende o fato de a Câmara ter arcado com as despesas. ;Eu fiz questão que a viagem fosse paga pela Casa. A embaixada convidou um parlamentar do DF e não o indivíduo Ricardo Vale;, ressalta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação