Cidades

Tempo seco deve prevalecer ao longo da semana no DF; confira os cuidados

Nos próximos dias, a umidade que variava entre 95% a 45%, começa a cair, alterando entre 30% a 40% nas horas mais quentes

postado em 14/07/2015 10:05
O florescer dos ipês anuncia a chegada da seca em Brasília. Nessa época do ano, a capital do país fica dividida entre as cores das árvores tipicamente brasilienses e o marrom do Cerrado. Ao contrário do clima frio das últimas semanas, a temperatura na cidade volta a subir. De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta semana o calor predomina e a umidade relativa do ar começa a cair.

Os termômetros nesta segunda-feira (13/7) variaram entre 14; C, durante a madrugada, e 28;C. Esse aumento deve durar até esta terça-feira (14/7). Depois disso, o tempo volta a esfriar. Segundo informações do Inmet, por conta dos ventos úmidos, as temperaturas vão oscilar entre 13;C e 26;C até sexta. ;Uma massa de ar fria no Atlântico contribui para diminuir um pouco a temperatura e baixar a umidade, já que é uma massa fria e seca;, explicou a metereologista Ingrid Monteiro Peixoto.

Leia mais notícias em Cidades

Ao longo da semana, a umidade, que variava entre 95% a 45%, começa a cair, alterando entre 30% a 40% nas horas mais quentes. No entanto, o índice ainda não é crítico. ;É um número considerável e característico desse período da região. Mas, está demorando mais a cair, em decorrência de uma variação de nebulosidade. Os ventos em altos níveis estão intensos e isso contribui para transportar umidade para a região central do Brasil;, esclarece Ingrid.

Com a chegada do inverno e a baixa umidade, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar os efeitos danosos do clima. Entre as dicas estão: evitar exposição ao sol das 10h às 17h, especialmente entre as 14h e as 16h, período em que a umidade do ar fica mais baixa; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; beber de dois a três litros de água por dia; dar preferência a alimentos com pouco sal e evitar banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar a oleosidade natural da pele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação