Cidades

Transborda Brasília premia três obras de artistas brasilienses

Nathália Cardim
postado em 15/07/2015 06:05

As artistas visuais Karina Dias, Júlia Milward e Janaína Miranda foram premiadas na noite de ontem em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, no Transborda Brasília ; prêmio de arte contemporânea. As obras Ao largo, de Karina; Em algum lugar dos atlas, de Júlia; e Insularidades, de Janaína, foram as que mais se destacaram em meio a uma seleção que contou com 120 inscrições e 400 trabalhos apresentados por artistas do DF e do Entorno.


As vencedoras foram anunciadas durante cerimônia de premiação na Galeria Acervo da Caixa Cultural. Em seguida, um coquetel foi servido para os convidados. Elas receberão bolsas de estudo e acompanhamento artístico por seis meses, além de um prêmio de aquisição. A primeira edição considerou obras de 20 artistas escolhidos por uma comissão de seleção formada por alguns dos principais nomes das artes visuais de Brasília e do Brasil. No corpo de jurados, estavam Agnaldo Farias, Cristiana Tejo, Fernando Cocchiarale, Marília Panitz e Ralph Gehre.

Bienal

O Transborda Brasília é uma realização das produtoras culturais Bruna Neiva e Virginia Manfrinato, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e com apoio da Caixa Cultural, do Correio Braziliense e da Rede Plaza Brasília. Tem por objetivo fomentar, dar visibilidade e acompanhar a produção artística local, além de incentivar a essência artística da cidade, mantendo o diálogo com o cenário contemporâneo brasileiro e internacional.

Segundo Virginia, a intenção principal do prêmio é valorizar a produção na capital. ;A quantidade e a qualidade dos trabalhos que recebemos foram surpreendentes. Os artistas que se inscreveram na seleção são jovens e, ao mesmo tempo, muito talentosos. Todos apresentaram obras bem elaboradas. Foi muito difícil decidir por apenas três ganhadores;, contou. ;A expectativa é de que a gente repita a edição de prêmio bienalmente.;

Programe-se


; Os trabalhos dos 20 artistas selecionados, incluindo os das três primeiras colocadas, serão exibidos ao público até 20 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, na Galeria Acervo, da Caixa Cultural de Brasília, no Setor Bancário Sul. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação