Cidades

Cerca de 450 mil devem participar dos cinco dias do Brasília Motocapital

A programação variada prevê shows, luta livre, globo da morte e gincanas

postado em 22/07/2015 06:04

O evento reunirá motociclistas brasileiros, da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa: expectativa


Uma vez por ano, um furacão de couro preto e metal embalado pelo rock e o rugido de motores invade o Parque de Exposições da Granja do Torto. Maior evento de motociclistas da América Latina e terceiro maior do mundo, o Brasília Motocapital tornou-se tradição na cidade e chega à 12; edição. De hoje a 26 de julho, cerca de 450 mil pessoas e mais de 100 mil motos devem participar do encontro. A estrutura de 150 mil metros quadrados receberá 1,5 mil motoclubes brasileiros, de outros países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa.

Apaixonados pelas duas rodas poderão curtir uma variada programação, que inclui desde shows musicais até apresentações de luta livre e globo da morte (veja quadro). ;A pior coisa que pode acontecer em um evento é a mesmice, então, vamos inovar neste ano;, anuncia o organizador-geral do Brasília Motocapital, Marco Portinho, 60 anos. Além das centenas de estandes de cada motoclube, o evento contará com um Motopub, onde serão realizadas apresentações musicais, das 18h às 6h, e de um espaço exclusivo para mulheres, com roupas de motociclismo e outros produtos. ;Outro dos grandes diferenciais será o passeio de barco. Quem quiser, pode se inscrever. Sairemos de moto para visitar os principais monumentos de Brasília e, depois, iremos ao Pontão para dar uma volta no Lago Paranoá;, acrescenta Portinho.

Criar um clima familiar é um dos principais objetivos dos organizadores do Brasília Motocapital. A festa terá, ainda, uma área reservada para crianças, com muro de escalada e brinquedos. O casal Leonardo Malva, 42 anos, e Ida Alcântara, 47, participa do evento há 3 anos, com os filhos Ana Beatriz, 11, e Rafael, 5. A família mora em Sobradinho e está acampada no Parque de Exposições desde sábado. ;São as férias das crianças. Elas adoram vir e se divertem muito;, diz a funcionária pública Ida. ;É uma oportunidade de descansar da correria do dia a dia;, completa o policial militar Leonardo.

O casal de gaúchos Armando, 66, e Cláudia da Silva Doico, 45, mora no município de Melo, no Uruguai, e chegou à Granja de Torto no domingo. ;Estamos viajando de motorhome desde abril, visitando diversos lugares até chegar aqui;, detalha Claudia. A dupla fez todo o trajeto acompanhada da vira-lata Nina. ;É a terceira vez que participamos do evento. Temos as melhores expectativas;, empolga-se Armando.

Para os apaixonados por motos, outro atrativo do evento é encontrar os companheiros de estrada. O brasiliense Marcelo Buess, 54 anos, tira férias para acampar no Parque de Exposições. ;Venho desde a primeira edição. O melhor é poder estar com os amigos, conhecer gente nova e trocar experiências;, explica.

O 12; Brasília Motocapital também terá o tradicional passeio motociclístico pelos principais cartões-postais da capital, a ser realizado no sábado. O desfile costuma reunir cerca de 15 mil motos por ano. Entre as outras atividades que farão parte do cronograma, estão luta livre, globo da morte e palestras com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Polícia de Trânsito. Na área musical, foram confirmadas as presenças de mais de 20 artistas. Entre eles, estão Suricato ; finalista do programa da Rede Globo Superstar em 2014 ;, Erasmo Carlos, Cracker Blues e Johnny Vox.

Desde a criação do Brasília Motocapital, tornou-se popular que casais de motociclistas decidam selar a união durante a festa. Neste ano, estão previstos três casamentos, que serão oficializados pelo pastor André Luiz Fernandes, 52 anos, o pastor Geleia. ;Aconselhamos casais a andarem de moto juntos, a celebrarem a família e curtirem as mesmas paixões em dupla;, afirma o representante do Ministério de Motociclistas Esquadrão de Cristo. Até hoje, cerca de 30 cerimônias foram celebradas. O aposentado Evandro França, 66, trocou votos com a mulher, Ruthinha, no palco do encontro, há 4 anos. ;Foi inesquecível. Nós nos casamos ao som de Love me tender, de Elvis Presley;, lembra.

ParticipeBrasília Motocapital 2015
De hoje a 26 de julho, no Parque de Exposições da Granja do Torto
Entrada franca para motociclistas e garupas
Pedestres pagam R$ 20 (meia-entrada)
Mais informações: www.brasiliamotocapital.com.br

Programação22 de julho

17h ; Abertura dos portões
18h ; Abertura oficial do evento
18h15 ; Banda Pães e vinhos
19h30 ; Banda The Memories
21h ; Apresentação do globo da morte
21h15 ; Johnny Vox
23h ; Banda Cracker Blues

23 de julho
7h ; Café da manhã para motociclistas
12h ; Abertura dos portões
18h ; Oração com o pastor Geleia
18h30 ; Banda Big Balls (AC/DC cover)
20h15 ; Quinta Essência (Janis Joplin cover)
21h ; Apresentação do globo da morte
21h ; Banda Nossurender (Palco Alternativo)
22h ; Cães de Aluguel (Creedence cover)
22h ; Cordel do Zé Peixeira, com Glaucio Gaiteiro (Palco Alternativo)
22h45 ; Drag Queens (Queen cover)

24 de julho
7h ; Café da manhã para motociclistas
12h ; Abertura dos portões
17h45 ; Oração com o pastor Geleia
18h ; Geriatric Blues Band
19h45 ; Baú Revirado (Raul Seixas cover)
21h ; Banda Pães e Vinhos (Palco Alternativo)
21h20 ; Apresentação do globo da morte
21h30 ; Banda Os Dinamites
22h ; Apresentação luta livre
22h30 ; Cordel do Zé Peixera, com Glaucio Gaitero
23h15 ; Ligação Direta
01h15 ; Banda Suricato
3h ; Banda Ramona

25 de julho
7h ; Café da manhã para motociclistas
9h30 ; Abertura dos portões
10h ; Gincana Biker (cabo de guerra, braço de ferro, corrida tartaruga e moto customizada)
11h ; Curso de Condução em rodovia
15h ; Apresentação do globo da morte
16h ; Passeio Turístico
18h ; Apresentação do globo da morte
18h ; Oração com o pastor Geleia
18h ; Banda Blues Container
19h45 ; Lynyd Skynyrd Tribute
20h ; Apresentação do globo da morte
21h ; Banda Pães e Vinhos (Palco Alternativo)
21h15 ; Sorteio de brindes
21h45 ; Elvis Band Brasil
22h ; Apresentação do globo da morte
22h30 ; Apresentação de luta livre
0h ; Erasmo Carlos
2h ; Brazilian Blues Band

26 de julho

7h ; Café da manhã para motociclistas
09h30 ; Abertura dos portões
11h ; Apresentação do globo da morte
12h15 ; Banda The Capitals
14h ; Apresentação do globo da morte
14h ; Banda Nossurender
15h45 ; Banda Terno Elétrico
16h ; Apresentação do globo da morte
18h30 ; Encerramento do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação