Cidades

Pedágio é reajustado antes da inauguração entre Luziânia e Cristalina

Tarifa passou de R$ 3,22 para R$ 4,60 por causa do IPCA - índice que mede a inflação oficial do país -, segundo a concessionária que administra o trecho

postado em 24/07/2015 06:06

A tarifa no trecho entre as cidades goianas de Luziânia e Cristalina subiu de R$ 3,22 para R$ 4,60

O trajeto pela BR-040, entre Luziânia e Cristalina, ficará mais caro para os motoristas. Antes mesmo de a nova praça de pedágio começar a operar no trecho, o preço da tarifa foi reajustado, de R$ 3,22 para R$ 4,60. Segundo a Via 40, concessionária responsável pela via, o aumento se deve à variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) ; mede a inflação oficial do país ; às novas obras incluídas no projeto de modernização da rodovia e à isenção da cobrança de eixo suspenso de caminhões vazios, conforme o disposto na Lei n; 13.103, de 2015. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a mudança. O pedágio passará a funcionar a partir do fim do mês.

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O caminhoneiro Carlos Henrique Brunow, 27 anos, morador de Vila Valério, no Espírito Santo, costuma transitar pelo trecho e lamentou o aumento. ;Neste ano, tudo ficou mais caro, desde os impostos até a gasolina. Sou obrigado a repassar esse custos para quem aluga o caminhão, o que dificulta os negócios;, queixa-se. Mesmo assim, espera que o pagamento do pedágio traga melhores condições para a BR-040. ;Tenho visto mais socorros sendo feitos, de dia e à noite, o que é algo positivo. Espero que a rodovia acabe de ser duplicada logo.;

O agente de saúde pública e motociclista Daniel Silveira, 52, morador de Caratinga, em Minas Gerais, também aprovou as mudanças. ;Ficou mais pesado para o bolso, mas pista está muito boa para andar;, elogia.

A Via 40 entregou 58,6 quilômetros duplicados na rodovia entre Brasília e Juiz de Fora, em Minas Gerais, com separação física dos sentidos de tráfego, pistas mais largas, presença de acostamento, sinalização eficiente e asfalto de alta aderência. As pistas têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6m de largura, além de refúgio com 2,5m. A previsão é de que a duplicação completa dos 936,8 quilômetros da BR-040 seja concluída até 2019.

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