Cidades

Grupo faz protesto no domingo para chamar atenção em relação aos ciclistas

Rodas da Paz homenageará a homem atropelado quando seguia para o trabalho de bicicleta. A vítima está em coma no Hospital de Base

Luiz Calcagno
postado em 25/07/2015 08:05

A família de Saturnino arrecadará dinheiro para o tratamento dele


Ciclistas brasilienses se mobilizarão para pedir ciclovias nos trajetos entre regiões administrativas. O protesto ocorre amanhã, no 13; Passeio Ciclístico da organização não governamental Rodas da Paz, 10 anos depois da validação da Lei Distrital n; 3.639, de 2005, que exige as vias exclusivas ligando as cidades do Distrito Federal. Ativistas explicam que as rodovias são os trechos que mais matam ciclistas ; exatamente por não terem um espaço reservado para quem usa o pedal como meio de transporte. A concentração para o evento será das 8h às 9h, em frente ao Museu Nacional, no Eixo Monumental. A expectativa é de 6 mil participantes.

Durante a concentração, familiares relembrarão ciclistas mortos e feridos no trânsito do DF. Entre os homenageados está Saturnino Aguiar de Paula Júnior, 47 anos. Ele foi atropelado quando ia de bicicleta para o trabalho, entre as 4h50 e as 5h20, em 5 de junho, na Quadra 3 do Park Way. A mulher dele, Eliane Luiz Costa Aguiar, 47, o cunhado, Eliel Bento Costa, e uma amiga da família venderão rifas de bicicletas para arrecadar fundos e montar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caseira.

Saturnino está internado no Hospital de Base do DF em coma vigil. ;Com meu marido nessas condições, não temos como nos manter, e estamos contando com a ajuda de amigos. Ele está se recuperando da terceira pneumonia e precisamos tirá-lo do hospital;, completou Eliane. A Polícia Civil investiga a identidade do condutor que atingiu o ciclista.

Para Eliel, o passeio é importante para alertar as autoridades sobre a necessidade de ciclovias e os motoristas para que respeitem os ciclistas. ;Nós precisamos conscientizar a população de que a bicicleta é um meio de transporte e merece respeito. Eu pedalo em grupo com outros ciclistas e é muito raro que façamos um trajeto sem que um condutor jogue o carro para cima de nós ou grite ofensas;, disse.

Vias de mentira

A presidente da Rodas da Paz, Renata Florentino, explica que o GDF costuma apresentar projetos de vias sempre com a ciclovia, mas, na hora da implementação, o espaço exclusivo ;desaparece;. Essa edição do passeio contará com um circuito infantil. O tema será A Bicicleta Integra as Cidades. ;Está relacionado com nossa campanha por ciclovias nas rodovias. Esses trechos estão inclusos em projetos, mas desaparecem na hora da implementação. Isso ocorreu na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), está acontecendo no expresso DF e tem chances de acontecer no Expresso Norte, que vai para Sobradinho e Planaltina;.

No trajeto, ciclista sairão do Museu Nacional, pegarão a L4, percorrerão a Ponte JK e no fim retornarão na via oposta. ;É importante a população participar do evento. É um protesto pela ocupação das vias e pela segurança dos ciclistas. Será também um momento de encontro entre pessoas que compartilham dessa ideia de ocupação da cidade e que acreditam que temos que mudar nossa forma de ver a cidade;, explicou Renata.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Luduvice, disse ao Correio que o órgão apresentará uma proposta de projeto de ciclovia para a EPTG em, no máximo, um mês. Ele ressaltou que reconhece ;a importância das ciclovias internas e das vias exclusivas nas ligações entre as cidades;. ;Há 40 dias, fizemos uma vistoria em toda a EPTG. Vamos concluir a proposta de projeto e colocá-la em discussão. Nesse momento, temos orçamento e estamos executando 31km de ciclovias e ciclofaixas, várias delas ligando regiões do DF;, garantiu.

Quer ajudar?
Interessados em ajudar a família de Saturnino podem entrar em contato com Eliane, no telefone 9832-6573, ou com Eliel, no 9618-5242.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação