Cidades

MPDFT cede dois terrenos para o SLU descartar resíduos da construção civil

Os dois espaços %u2013 Núcleo Bandeirante e na Fazenda Sálvia, uma área rural entre Sobradinho e Planaltina %u2013 devem ficar prontos ainda neste ano

postado em 27/07/2015 11:07
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cedeu dois terrenos ; Núcleo Bandeirante e na Fazenda Sálvia, uma área rural entre Sobradinho e Planaltina ; para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) descartar resíduos de obras. Atualmente, todo esse material vai para o Lixão da Estrutural. A entrega foi feita durante uma solenidade na última sexta-feira (24/7). Os dois espaços devem ficar prontos para receber os dejetos ainda neste ano.

Há mais de mil pontos de descarte irregular de resíduos de construção civil espalhados pelo DF. Segundo informações do MPDFT, em 2014, o SLU gastou mais de R$ 20 milhões para recolher esse material. Desde 2011, a Promotorista de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) do órgão acompanha a destinação dos resíduos da construção civil no território.

Leia mais notícias em Cidades

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010 e em vigor integralmente desde o ano passado, considera como resíduos de construção civil aqueles decorrentes de demolições, reformas, construções e reparos de obras, incluindo preparação e escavação de terrenos. De acordo com a legislação vigente, existem cuidados específicos com esse tipo de material. Entre eles, reutilização, reciclagem, tratamento, além do despejo ambiental adequado.

Com informações do MPDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação