postado em 04/08/2015 14:12
Desde as 9h desta segunda-feira (3/3), quem quiser anunciar um carro ou uma casa terá um novo meio para fazê-lo, mais moderno e interativo. O Correio sai na frente e lança um portal de classificados, projeto que mistura simplicidade e eficiência para entregar a melhor e mais completa experiência de anúncios do país. Uma plataforma que, além de divulgar o que o cliente deseja, cumpre o serviço de uma forma completa: integra site, jornal impresso e portais verticais do grupo Diários Associados, a fim de garantir uma visualização maior e mais eficiente. É só clicar.
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT) e empresários participaram ontem do lançamento dos Classificados digitais do Correio, realizado no restaurante Oliver, no Setor de Clubes Sul. ;A iniciativa é uma solução de mídia, porque o Correio está sempre em busca de inovação tecnológica, cada vez mais dando credibilidade ao nome do grupo;, afirmou Álvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente do Correio. ;É uma alegria ver o Correio inovar novamente e oferecer um produto como esse. É fazer da crise do país uma oportunidade;, apontou o governador.
Os responsáveis pelo projeto se surpreenderam com a agilidade de resultados na nova plataforma. ;Logo no primeiro dia, alguns produtos foram vendidos em menos de 40 minutos. Isso já é um sucesso e a tendência é melhorar;, exemplificou Pedro Henrique Marques, coordenador de Marketing Digital do Correio. A rapidez é explicada pela facilidade na hora de anunciar. Ao entrar na página dos Classificados, a opção ;Anunciar; aparece logo em destaque. Ao clicar, chega-se a outra página, com as opções disponíveis de categorias. No próximo passo, é só definir o tipo de produto e começar a personalizar o anúncio. Podem ser colocadas até oito fotos.
Para a maioria das categorias, nada será cobrado. Apenas se o cliente quiser aumentar a quantidade de fotos ou colocar o produto em destaque na página principal dos Classificados, o pagamento deverá ser feito com cartão de crédito. ;O objetivo é justamente esse: facilitar e gerar resultados. E todas essas categorias gratuitas vão alavancar as pagas. Essa era a ideia, gerando um meio tanto para quem não pode pagar, mas precisa do serviço, quanto para quem quer vender algo específico, rapidamente, sempre gerando mais oportunidades para todos;, explicou o diretor de Comercialização e Marketing do Correio, Paulo Cesar Marques.
A integração do sistema com outros classificados digitais do grupo é outro atrativo. Quem anunciar um carro nos novos Classificados, automaticamente, irá, ainda, para a página do Vrum, site dedicado à compra e venda de veículos. No caso de divulgação de casas ou apartamentos, será direcionado para o site Lugar Certo. Anúncios feitos diretos no Vrum e no Lugar Certo também serão lançados nos Classificados on-line, como uma forma de aumentar o alcance das visualizações. Os do jornal impresso continuam valendo e podem ser associados ao virtual, caso o cliente desejar, mediante o pagamento de uma taxa.
Os classificados sempre foram uma das áreas mais importantes de empresas de mídia tradicionais, em especial da impressa. Enquanto produto, é sinônimo de prestação de serviço. Significa, acima de tudo, atender a uma necessidade e resolver um problema. ;É exatamente isso. Os Classificados propõem colocar frente a frente a pessoa que quer comprar com a que quer vender alguma coisa. Nesse movimento, é uma forma de prestar um grande serviço à sociedade e incentivar o uso de um serviço relevante;, ponderou Marques.
Mobile
Uma das principais estratégias dos novos Classificados do Correio Braziliense são as multiplataformas. Os anúncios, por exemplo, podem ser feitos por dispositivos móveis. Brasília é a cidade do país com maior penetração de smartphones e acesso à internet. De acordo com levantamento feito pelo Correio, 55% dos acessos do correiobraziliense.com.br, por exemplo, vem de mobile (smartphones %2b tablets). Até o fim deste ano, estima-se que os equipamentos móveis representarão de 60% a 65% da audiência do site. Por isso, desde o início, o foco foi criar um produto ; do desenvolvimento ao design ; não só para desktops, mas, principalmente, para smartphones.
Novidade on-line
O Correio Braziliense, diferentemente de outros grandes jornais, aposta em um modelo de classificados freemium. Isso significa dizer que é feito essencialmente de anúncios gratuitos (com possibilidade de diversificação). Das 16 categorias disponíveis, 13 não são pagas. Confira:
; Agricultura e pecuária;
; Bebês e crianças;
; Celulares e tablets;
; Comércio e negócios;
; Eletrônicos e informática;
; Empregos e formação profissional (apenas a subcategoria
;Oferta de emprego; é paga);
; Esportes;
; Festas e eventos;
; Imóveis (categoria paga);
; Moda e beleza;
; Música, arte e cultura;
; Para sua casa;
; Pet;
; Serviços profissionais;
; Turismo e lazer;
; Veículos (categoria paga).