Cidades

Aliados e adversários entregam título de cidadão honorário a Roriz

Ex-governador do DF condenado por improbidade administrativa é homenageado na Câmara Legislativa

Helena Mader
postado em 05/08/2015 11:25

Observado por Paulo Octávio, Roriz recebe placa de cidadão honorário da mulher, Weslian

Uma grande homenagem ao ex-governador Joaquim Roriz, que completou ontem 79 anos, reuniu eleitores, aliados, familiares e dezenas de políticos ; entre eles, alguns adversários históricos. A Câmara Legislativa organizou uma sessão solene no Memorial JK para entregar o título de cidadão honorário a Roriz. O evento reuniu cerca de 1 mil pessoas. O ex-governador chorou diante dos aplausos e gritos dos convidados, especialmente durante a exibição de uma retrospectiva sobre a sua vida. O vídeo mostrou obras e realizações, e resumiu os momentos mais marcantes da vida do político do PRTB. Apesar da história controversa, que inclui denúncias de corrupção e condenações por improbidade, o ex-governador mantém admiradores, que lotaram ontem o auditório do memorial.

Em uma cadeira de rodas, Joaquim Roriz chegou ao Memorial JK às 15h40, acompanhado da mulher, Weslian, das três filhas e dos quatro netos. A maioria dos deputados distritais e boa parte da bancada do DF no Congresso Nacional participaram do evento. Políticos do PMDB, PSDB, PR, PSB, PDT e até do PT lotaram o auditório e fizeram fila para tentar chegar perto do ex-governador. Ex-secretários que atuaram no GDF durante as quatro gestões de Roriz também foram prestigiar o aniversariante.

;É uma emoção muito grande me tornar um cidadão honorário de Brasília, essa cidade que me acolheu e onde vivi os melhores momentos da minha vida;, comentou o homenageado, que leu um curto discurso. ;Agradeço à população de Brasília, que sempre confiou em mim e me deu condições de fazer tudo o que fiz;, acrescentou Joaquim Roriz.
Afastado da vida pública desde 2007 por causa da Lei da Ficha Limpa, Joaquim Roriz é presença rara em eventos por causa da saúde debilitada. Mas ele fez questão de participar da sessão de ontem, proposta pelo deputado distrital Juarezão (PRTB) e organizada pela filha e herdeira política, a distrital Liliane Roriz (PRTB).

Vaias

Uma das autoridades presentes foi o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), rival político do homenageado. Ele foi vaiado várias vezes pelos convidados e ficou em uma saia justa ao chegar ao Memorial JK. Candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil cercaram o governador, cobrando a nomeação para a corporação. Durante a sessão, o grupo gritou e ajudou a puxar as vaias para o governador. Para tentar minimizar o constrangimento, Liliane Roriz pediu palmas antes do discurso do governador. ;Tenho que agradecer a presença do governador Rollemberg, que, apesar das diferenças políticas e partidárias, se curvou para prestar essa homenagem ao meu pai;, comentou Liliane, conseguindo acalmar a plateia.

Rodrigo Rollemberg elogiou a trajetória do ex-governador e disse que o trabalho de Roriz foi uma inspiração. ;Há momentos na vida em que a gente tem que deixar de lado as diferenças políticas para reconhecer a herança que pessoas dedicadas deixaram para o povo;, justificou. ;Durante grande parte da minha vida, fiz oposição a Roriz, mas quero aqui reconhecer que algumas características dele me inspiraram, como o espírito realizador;, acrescentou. Rollemberg citou as cidades criadas por Roriz, como Samambaia, a construção da barragem de Corumbá 4 e o metrô. ;Foi o governador que mais marcou a vida da população de Brasília;, finalizou o socialista.

Elogios

Pupila política da família Roriz, a atual presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), também elogiou o trabalho do patriarca. ;Ele matou a fome dos que tinham fome, deu teto a quem não tinha teto. Essa é a grande função de um governante;, explicou Celina. Durante a sessão, ela transmitiu a presidência à deputada Liliane, vice da instituição, para que a filha de Roriz comandasse o evento. Dois ex-vice-governadores participaram da homenagem e discursaram: Paulo Octávio e Maria de Lourdes Abadia (PSDB). ;O povo tem muita saudade dele. Roriz deixou um legado enorme, com obras e reformas urbanas. Sinto falta de uma grande liderança política como ele;, comentou Abadia.

A concessão do título de cidadão honorário a Joaquim Roriz foi proposta pelo ex-distrital Rajão, em 1999, e sancionada no ano seguinte. Muitos populares estiveram presentes com camisetas escritas ;Parabéns, papai Roriz;. A servidora pública Maria Antônia Mendes, 60, era uma delas. A senhora não segurou as lágrimas ao ver o vídeo de homenagem ao ex-chefe do Executivo local. ;Ele é o melhor que a política do DF já viu. Ele era governador na época que a saúde pública funcionava, o transporte era de boa qualidade;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação