Pelo segundo dia consecutivo fiscais da Subsecretaria de Ordem Política e Social (Sops) e a Agência Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) realizaram uma operação para retirada de construções irregulares em uma área de preservação ambiental em Planaltina. A invasão com aproximadamente 480 barracos fica no Parque Ecológico e Vivencial Retirinho. A previsão é que até sexta-feira todos as estruturas sejam removidas.
A operação começou na segunda com a retirada de 97 barracos de madeira, cinco eficações de alvenaria e 1,6 mil metros de cerca. Apesar dos ocupantes não concordarem com a situação, a Polícia Militar não registrou confronto durante a operação. Na segunda-feira (10/8) fiscais demoliram 271 barracos e outras cincos construcões de alvenaria, além de 9,2 mil metros de cerca. Nos dois dias também foram aterradas fossas na área.
[SAIBAMAIS]
De acordo com a Agefis, o parque Retirinho foi criado no ano de 1999 pela Lei n; 2.355, de 26 de abril de 1999, e abrange uma área na fazenda Mestre D;Armas, à margem direita do córrego Atoleiro. Segundo o órgão, aproximadamente 624 hectares foram ocupados irregularmente por chacareiros e usado como depósito de lixo e restos de construção.