Um leão e uma onça confinados no Zoológico de Brasília serão transferidos para um santuário ecológico em Cotia, São Paulo. A decisão foi tomada pelo vice-governador Renato Santana, na noite desta quarta-feira (11/8), após se reunir com deputados federais membros da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos dos Animais e um grupo de ativistas.
Com a transferência, estima-se reverter um gasto de mais de R$ 40 mil que o zoológico teria com uma possível reforma do ambiente no qual o dois estão instalados, mais as despesas com a manutenção dos animais em espaço não adequado.
O santuário Rancho dos Gnomos, que atua há 24 anos no auxílio do Poder Público e órgãos ambientais, é o responsável pelo translado e pelo acompanhamento dos dois animais no trajeto Brasília-São Paulo.
Para tomar a decisão, o vice-governador, junto do secretário de Meio Ambiente, André Lima, observou a situação degradante dos animais, já em idade avançada, além de levar em consideração o histórico de doenças graves e o alto custo com a permanência dos dois no Zoológico.