Cidades

MP investiga atraso em obras para reabertura da Biblioteca Demonstrativa

O órgão deu prazo de 30 dias para que a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) forneça informações sobre a reforma

postado em 14/08/2015 10:59
O Ministério Público do Distrito Territórios (MPDFT) instaurou procedimento administrativo para apurar o atraso nas obras da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB), na Asa Sul. O prédio está interditado pela Defesa Civil desde maio de 2014, quando parte da estrutura corria o risco desabar. As obras, orçadas em R$ 794 mil, deveriam ser concluídas no fim de janeiro desde ano, o que não aconteceu.
Após fechamento da biblioteca, vários cartazes foram afixados na porta de entrada do prédio

O MP, por meio da 1; Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), deu prazo de 30 dias para que a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) forneça informações sobre a reforma. O espaço é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Até o seu fechamento, chegou a atender mais de 1 mil leitores por dia, além de oferecer atividades educativas, culturais e espaço para estudo e pesquisa.
Por meio de nota o Ministério da Cultura (MinC) disse que até às 12h30 desta sexta-feira (14/8) não tinha recebido nenhuma notificação oficial do MPDFT. No entanto, o órgão esclareceu que não houve a expedição de um novo contrato para a conclusão da obra da biblioteca. Segundo o MinC, houve contratação de uma empresa terceirizada que elaborou um laudo técnico para avaliação da pasta. O objetivo era ter conhecimento do que será necessário para o término da edificação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação