Jornal Correio Braziliense

Cidades

Taxistas têm até 25 de agosto para desocupar área próxima ao Aeroporto JK

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) tornou sem efeito a liminar do Sinpetaxi que impedia a reintegração de posse da área de propriedade da Inframérica

O Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi) tem até o dia 25 de agosto para desocupar o atual ponto de apoio do terminal 1, próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. A Justiça tornou sem efeito a liminar impetrada pelo Sinpetaxi para impedir a reintegração de posse da área de propriedade da Inframérica. A decisão do desembargador Jirair Aram Menguerian, do Tribunal Regional Federal da 1; Região, aconteceu no fim do dia desta segunda-feira (17/8). O magistrado também julgou improcedente o mandado de segurança.

A entidade que representa a categoria tinha até quinta-feira (13/8) para deixar o espaço, mas uma liminar do Sinpetaxi garantiu a permanência da sede e do ponto de apoio no local. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai ceder um espaço definitivo para servir de apoio aos taxistas que atendem passageiros no desembarque do aeroporto. O novo local fica próximo ao Terminal 2 e deverá estar pronto ainda neste ano, de acordo com o Executivo.Enquanto isso, a Inframérica disponibilizou um novo espaço para receber os motoristas por 120 dias.

Em nota, a Inframérica ressaltou que a desocupação não vai interferir na prestação de serviço de táxi do terminal e garantiu que a área provisória continua a disposição dos taxistas até que o Governo do Distrito Federal (GDF) defina um novo espaço.

De acordo com a empresa, a nova área montada para receber os taxistas por 120 dias tem mais de 10 mil m; e está localizada próxima ao Terminal de Cargas do Aeroporto, na via de acesso à Base Aérea, há menos de 2 km de distância do antigo ponto de apoio e apenas 1 km da via de embarque e desembarque de passageiros. A infraestrutura disponibilizada conta com 20 sanitários divididos em masculinos e femininos, 18 chuveiros, restaurante com 700 m; e um ambiente para descanso com cerca de 200 m;.
O Correio ligou três vezes para presidente do Sinpetaxi na noite desta segunda-feira (17/8), mas não conseguiu contato.