Cidades

21% dos mortos em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica

Das 180 pessoas que perderam a vida nas vias do DF no primeiro semestre, 38 estavam alcoolizadas, segundo o Detran

postado em 19/08/2015 06:06
Pela primeira vez na história, o Governo do Distrito Federal (GDF) mediu, estatisticamente, o peso que o álcool tem nas mortes em acidentes de trânsito. Com base nos laudos feitos pelo Instituto de Medicina Legal (IML), a gerência de estatística do Detran identifiou que dos 180 mortos no primeiro semestre deste ano, 38, ou 21%, tinham ingerido bebida alcoólica. A comprovação se deu por meio do exame de sangue realizado nas vítimas.

Leia mais notícias em Cidades

O percentual de mortos alcoolizados é ainda maior entre os pedestres. O levantamento apontou que 28% deles tinham algum percentual de álcool no organismo. Em segundo lugar, aparecem os ciclistas: dos 20 mortos, cinco estavam embriagados, o que dá 25% do total. No ranking geral, os motociclistas estão em terceiro lugar: das 45 vítimas, 20% tinham ingerido bebida alcoólica antes de pilotar a moto. ;Esperávamos um resultado como esse. E, com base nessas informações, preparamos ações educativas para conscientizar também pedestres e ciclistas. As pessoas tendem a achar que não acontece com elas;, avalia Silvaim Fonseca, diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran.

Somente este ano, 9.014 motoristas foram pegos alcoolizados enquanto dirigiam. É praticamente o total de flagrantes do ano passado inteiro. Desse número, 1.207 foram presos pelo crime de dirigir alcoolizado. O aumento dos flagrantes é atribuído ao arrocho na fiscalização.

Tipo de via
O exame de sangue feito nas vítimas de trânsito deste ano mostra diferentes resultados, dependendo do tipo de via. Nas urbanas, a vítima mais recorrente é o motociclista: dos 20 mortos, cinco tinham álcool no sangue, o que representa 25% do total. Pedestres e ciclistas alcoolizados empatam, com 20% dos casos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação