[VIDEO1]
Auditores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ameaçaram multar motorista de van da Câmara dos Deputados que negou carona ao grupo. Eles pretendiam ir a um protesto no órgão. No entanto, servidores da casa discutiram com os funcionários do departamento ao mesmo tempo que filmavam as ameaças. Acuados, eles desistiram de punir o condutor.
A confusão aconteceu no estacionamento da Procuradoria Geral da República, onde parte dos funcionários da Câmara deixa o carro e pega um transporte pago pelo órgão. Segundo um dos presentes no momento da confusão, os auditores do Detran pegaram a fila e ignoraram a reclamação de funcionários que perderiam o lugar no veículo. Quando o transporte parou, no entanto, eles forma barrados.
Leia mais notícias em cidades.
Frustrado, um dos auditores do Detran arrancou a identificação da roupa e disse que iria multar o motorista, pois ele transportava passageiros sem cinto de segurança. "Eles (os auditores) não estavam sequer trabalhando. Quando começamos a reclamar, ele disse que é um agente público e pode autuar quem quiser. Nós dissemos que eles estavam errados, eles nos enfrentaram, mas começou a juntar gente e eles foram embora", relatou uma testemunha que preferiu não se identificar.
A atitude dos auditores causou revolta entre os funcionários. "É constrangedor. Eles estão fazendo isso no centro do poder do país, com pessoas informadas. O que eles não fazem com quem não tem informação, não conhece os próprios direitos? É um abuso de autoridade. Essas pessoas vão para a rua para pedir o fim da corrupção e tem esse comportamento com o cidadão", questionou.
A reportagem do Correio procurou o Detran. Por meio de assessoria de imprensa, eles se limitaram a responder que "a Diretoria de Policiamento de Trânsito já está ciente do fato e irá apurar as circunstâncias do ocorrido".