Cidades

Estudo do Sebrae lista as opções de negócio mais lucrativas e promissoras

Empresas relacionadas a comércio eletrônico, produtos sustentáveis e serviços que facilitem o cotidiano do consumidor estão entre as principais tendências de mercado

Flávia Maia
postado em 24/08/2015 06:05
Hélcio Augusto Cavalhero e Maiara Viegas aproveitaram a onda dos alimentos funcionais e dos food trucks
Se o assunto do momento é a crise, há quem veja nas incertezas econômicas oportunidades de negócio. Enquanto a taxa de desemprego cresce, não ficar parado e criar a própria vaga de trabalho pode ser o caminho para atravessar a maré de pessimismo. De olho nesse público que aposta no empreendedorismo como opção de carreira, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal fez um mapeamento com as principais tendências por segmento. O estudo, obtido com exclusividade pelo Correio Braziliense, será divulgado esta semana durante a Feira do Empreendedor e traz mais de 50 opções de negócios.

O Correio selecionou 10 oportunidades de até R$ 50 mil em investimento e mais seis relacionadas a diferentes campos de atuação, que vão desde o setor de serviços, passando pela indústria e pelo agronegócio (veja arte). O que a pesquisa do Sebrae mostra é que as empresas relacionadas a comércio eletrônico, produtos sustentáveis e serviços que facilitem o dia a dia do consumidor são as principais tendências de mercado. ;A crise precisa ser analisada pelo empreendedor, não é todo segmento que está em crise. Nesses períodos incertos, o dinheiro muda de mão. As oportunidades que o estudo mostrou são as latentes e que a crise não abateu;, explica Antônio Valdir de Oliveira, superintendente do Sebrae no DF.

Empresas relacionadas a comércio eletrônico, produtos sustentáveis e serviços que facilitem o cotidiano do consumidor estão entre as principais tendências de mercado
A alta renda per capita do brasiliense, a porcentagem significativa de funcionários públicos na composição de trabalhadores e a grande capacidade de endividamento amortizam o impacto da crise no DF em comparação a outras unidades da Federação. Nichos de mercado como o relacionado à vida saudável continuam em alta. Isso porque as famílias brasilienses não cortaram radicalmente do orçamento os gastos que proporcionam qualidade de vida.

Interessados nesse público, o casal Hélcio Augusto Cavalhero, 37 anos, e Maiara Viegas Heusi, 31, inovou com a abertura da Fresh Food há quatro meses. A empresa é um food truck baseado em alimentação saudável e funcional. ;As oportunidades estão aí a todo momento, basta ter olhos para ver;, acredita Hélcio. Maiara conta que teve a ideia de abrir o negócio após perceber que a mãe dela, alérgica a glúten e a lactose, não encontrava lugar para comer.

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