Demorou 24 horas até que o Corpo de Bombeiros controlasse o incêndio que começou na segunda-feira (31/8) em uma área de proteção ambiental, perto de Santa Maria. O terreno pertence à Marinha do Brasil, e, segundo a força, serve como base para o treinamento dos oficiais. Trata-se da maior queimada do ano: 1.203 hectares (cada hectare corresponde a um campo de futebol).
A queimada começou às 13h de segunda-feira (31/8). Foi necessário jogar água e utilizar abafadores para diminuir a força das chamas. Durante a noite, uma equipe de militares permaneceu na região. ;Estamos na época mais difícil para o combate de incêndio, e essa região infelizmente tem todas as condições propícias ao surgimento deles;, disse o comandante da operação Ronaldo Wanderlam.
Leia mais notícias em Cidades.
A perícia que deve revelar o motivo do fogo será realizada ainda nesta semana, mas a suspeita é que o clima seco e a falta de umidade tenham iniciado as chamas. Duas aeronaves da corporação foram enviadas ao local, onde, 105 militares e 124 soldados da Marinha trabalharam durante a terça-feira (1/9). O número total corresponde a 225 pessoas. Contudo, o Corpo de Bombeiros informou ter 290 homens em serviço durante os dois dias.
Em agosto, foram registrados aproximadamente 49 casos de incêndio por dia na capital. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou Estado de Emergência por causa da seca, em junho.