Um problema na tubulação do sistema pneumático de um trem causou tumulto na Estação do Metrô de Arniqueiras em Águas Claras. O equipamento é responsável pelo funcionamento das portas e do freio dos carros, e parou de trabalhar. A pane foi por volta de 17h30 desta quinta-feira (3/9), horário de pico do transporte público. A expectativa, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, era de que o sistema voltasse a funcionar até às 20h15. A empresa também prometeu colocar ônibus à disposição de passageiros em Arniqueiras para levá-los para Samambaia e Ceilândia.
Houve confusão. Pessoas quebraram as janelas para conseguirem sair dos vagões. A previsão da Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô) era de que o problema fosse resolvido até às 19h.
Pelo menos seis pessoas se feriram. Uma mulher quebrou o pé esquerdo ao tentar saltar do trem. A auxiliar de serviços gerais Layane Caroline Soares de Souza 22 anos foi transportada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Regional do Gama. Ela contou que os passageiros quebraram os vidros com extintores de incêndio para descerem dos vagões. "Foi muito desespero. Eu pensei que eu ia morrer", desabafou.
O auxiliar de registro Adson Paco Souza, 29 anos, seguia para Samambaia quando o trem falhou. ;O trem parou na Estação Arniqueiras, andou cerca de 100 metros, freou bruscamente e apagou a luz. Todo mundo ficou preso. Começaram a gritar, gente passando mal, uma mulher grávida ficou nervosa, caiu. Foi quando o pessoal começou a quebrar tudo por causa do calor e acionamos o botão de emergência;, contou Adson.
Ainda segundo o auxiliar, quando a porta abriu uma parte conseguiu sair do vagão, no entanto, outras ainda ficaram presas dentro dos trens. ;Um senhor passou mal também, as pessoas começaram a ficar muito exaltadas, tinham crianças de colo. Foi um horror;, continuou.
O passageiro Robeilton Itacaramb, 21, contou que viu pessoas passando mal. "Quando estávamos chegando na estação Arniqueiras, o trem parou. O maquinista pediu calma, mas as pessoas começaram a passar mal. Nós quebramos as janelas e eles abriram as portas. As pessoas pularam na linha e começaram a andar. Muita gente passou mal. Cinco ou seis carros dos bombeirois estavam na estação", relatou.
O fechamento das estações interferiu nas viagens de ônibus para todo o Distrito federal. A Rodoviária do Plano Piloto ficou lotada de passageiros tentando embarcar em ônibus após a pane do metrô. A reportagem recebeu informação de outras estações. No Park Shopping também houve registro de passageiros que passaram mal.