Cidades

Após mais de três horas parado, metrô volta a funcionar e estações reabrem

Pane em um dos trens causou pânico e tumulto. Usuários desceram do veículo e caminharam pela linha férrea. No início da noite todas as estações foram fechadas para evitar acidentes.

Luiz Calcagno, Isa Stacciarini
postado em 03/09/2015 20:37

O metrô reabriu as estações e os trens voltaram a circular por volta das 20h03 desta quinta-feira (3/9). O sistema foi desenergizado por volta das 17h30 após uma pane em um dos trens. A confusão começou quando um dos veículos estava nos trilhos, rumo à estação Arniqueiras, e teria apresentado um defeito no sistema pneumático, equipamento responsável pelo funcionamento das portas e do freio dos carros. Passageiros ficaram dentro dos vagões sem luz. Muitos usuários começaram a passar mal e pularam para os trilhos. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas. O Corpo de Bombeiros transportou duas vítimas para o hospital com hipertensão e crise nervosa. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levaram duas pessoas com fratura e lesão para a unidade de saúde mais próxima, além de transportar duas mulheres grávidas e deixar um jovem autista que apresentava crise nervosa em casa.

Em razão do trânsito de passageiros na linha do trem, a Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF) desenergizou as linhas para evitar que alguém morresse eletrocutado. Sem energia, todas as estação foram fechadas e outros cinco trens que estavam entre a Estação Guará e a Estação Arniqueiras tiveram de ser evacuados.


Leia mais notícias em Cidades.

A auxiliar de serviços gerais Layane Caroline Soares de Souza 22 anos quebrou o pé esquerdo ao tentar descer do vagão em que estava. Ela foi transportada pelo Samu para o Hospital Regional do Gama. "As pessoas quebraram os vidros com extintores de incêndio para descerem dos vagões. Foi muito desespero. Eu pensei que ia morrer", desabafou.

Robeilton Itacaramb, 21, também contou que muitas pessoas passaram mal. "Quando estávamos chegando na estação Arniqueiras o trem parou. O maquinista pediu calma, mas as pessoas começaram a passar mal. Nós quebramos as janelas e eles abriram as portas. As pessoas pularam na linha e começaram a andar. Muita gente passou mal. Cinco ou seis carros dos bombeiros estavam na estação", relatou.

A companhia informou, ainda, que quem quiser pedir reembolso da passagem deve procurar o agente de estação em cada um dos terminais do sistema. A pane provocou lotação também para quem anda de ônibus, já que as estações foram fechadas e a população precisou recorrer a outro meio de transporte para voltar para casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação