Cidades

Gaúchos do DF celebram a Semana Farroupilha com extensa programação

Com cavalgada, missa, jogos, apresentações folclóricas e o tradicional churrasco, evento relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845

Renato Alves
postado em 11/09/2015 10:57
Gaúchos residentes no Distrito Federal e na região do Entorno se reúnem no domingo (13) para comemorar a Semana Farroupilha. Os festejos na capital do país começam com uma cavalgada, que sairá do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, às 9 h, em direção à Granja do Torto, onde, a partir das 11h, será realizada uma missa crioula . Às 13h, será servido um churrasco a moda costelão, a $ 35 por pessoa.

O evento é organizado pela representação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central. A programação inclui o domingo inteiro. Às 14h, haverá os Jogos Tradicionalistas e apresentações artísticas do folclore gaúcho. Já na quarta-feira (16), às 9h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 180 anos da Revolução Farroupilha, no plenário da Câmara dos Deputados.

Cavalgada no Eixo Monumental durante comemoração da Semana da Farroupilha, em 2008
República Rio-Grandense

A Semana Farroupilha é uma momento de culto às tradições gaúchas . Ela envolve toda a população do estado do Rio Grande do Sul nos locais organizados para festejos e participam também comércio, serviços públicos e instituições financeiras e das indústrias. É regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por Decreto do governo estadual. Relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845.

O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Nesse dia, liderando homens armados, estavam Gomes Jardim e Onofre Pires, que entraram em Porto Alegre pela ponte do bairro Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nsse movimento revolucionário durou 10 anos mostrou os ideais liberais, federalistas e republicanos proclamaram a República Rio-Grandense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação